Veja 7 dos maiores caminhões do mundo

0
407
Um gigantesco caminhão de mineração.

Ao procurar por um caminhão no mercado, iremos encontrar uma variedade incrível de fabricantes, modelos e versões. Dentre esses, existem aqueles especializados para algum tipo de serviço, como alguns dos maiores caminhões do mundo.

Esses, geralmente, são responsáveis pelo transporte de grandes quantidades de cargas, muitas vezes em obras e em locais que necessitem a locomoção rápida de uma grande quantidade de material.

Mas e aí, você conhece os maiores veículos pesados do mundo? Elaboramos uma lista com alguns deles e os números são surpreendentes!

Ao procurar por um caminhão no mercado, iremos encontrar uma variedade incrível de fabricantes, modelos e versões. Dentre esses, existem aqueles especializados para algum tipo de serviço, como alguns dos maiores caminhões do mundo.

Esses, geralmente, são responsáveis pelo transporte de grandes quantidades de cargas, muitas vezes em obras e em locais que necessitem a locomoção rápida de uma grande quantidade de material.

Mas e aí, você conhece os maiores veículos pesados do mundo? Elaboramos uma lista com alguns deles e os números são surpreendentes!

7. Western Star Centipede

Idealizado na Austrália pela Western Star, esse modelo é um dos mais robustos e incríveis do mundo. Com 110 pneus e 55 metros de comprimento, é um verdadeiro desafio dirigí-lo e fazer com que o caminhão atinja sua velocidade máxima de 64 km/h.

Para atingir tal potência é utilizado um motor da Caterpillar, que possibilita o transporte de materiais, como o zinco, com eficiência e rapidez. Vale ressaltar que, devido ao seu comprimento, um sensor localizado no painel permite ao motorista saber de acidentes nas últimas carretas, já que elas não podem ser vistas pelo retrovisor.

6. Liebherr LTM 11200-9.1

O LTM 11200-9.1 é o maior caminhão-guindaste móvel do mercado, sendo capaz de suportar um total de 1,2 mil toneladas ao mesmo tempo. Para você ter ideia, seria possivel carregar 12 baleias adultas em seu guincho de uma vez só.

Para alcançar todo esse poder, este caminhão possui 96 toneladas distribuídas em 4,42 metros de altura e 18,3 metros de comprimento. O preço é outro número assustador: se você quiser adquirir toda essa máquina, terá que desembolsar incríveis 10 milhões de dólares.

5) Iveco Trakker 410T48, o brasileiro

Iveco_Trakker_410T48

Com 3,13 metros, esse caminhão não chega nem aos pés dos gigantes mostrados aqui, mas é o maior brasileiro nesse ranking. O Iveco Trakker possui um comprimento de 9,47 metros e consegue carregar até 176 toneladas. Além disso, sua velocidade média é de impressionantes 109 km/h, algo considerável para um caminhão.

4. LeTourneau TC-497 Mk II

Esse caminhão, um pouco mais velho que os outros, parece algo saído de um filme. Criado na década de 50, o TC-497 Mk ll era capaz de carregar 150 toneladas e foi apelidado de “Trem Moderno” devido às suas 54 rodas dispostas em 12 vagões.

O caminhão híbrido custava, na época, 4 milhões de dólares e era muito utilizado para carregar suprimentos nas estradas dos Estados Unidos. Apesar disso, sua fabricação foi interrompida devido ao seu tamanho e dificuldade de armazenagem.

3. Terex 33-19 Titan

Com 9,2 metros de altura e 20,3 de comprimento, o Terex 33-19 Titan é um dos caminhões mais incríveis do mundo e foi por muito tempo o maior do mercado. Fabricado pela General Motors do Canadá no ano de 1973, essa verdadeira máquina era muito utilizada no deslocamento de grandes quantidades de carvões.

Uma das grandes qualidades desse tradicional veículo na cor verde era a sua potência. Ele era capaz de atingir 48 km/h com a carga máxima de 350 toneladas. Impressionante, não é mesmo? Atualmente o caminhão não é mais produzido e se tornou uma atração turística exposta em algumas cidades canadenses.

2. Caterpillar 797F

Muito utilizado na mineração, o Caterpillar 797F ocupa a segunda colocação entre os maiores caminhões do mundo ainda utilizados. Com uma carga máxima de 363 toneladas, esse modelo é capaz de atingir 67,6 km/h e proporcionar ótimos resultados, tanto de capacidade como de potência.

O caminhão da CAT possui um motor que fornece até 4 mil cavalos de potência para locomover o veículo de 7,7 metros de altura e 15 metros de comprimento. Os interessados em adquirir esse “pesadão” devem desembolsar cerca de 11 milhões de reais. O que você achou do preço?

1. Liebherr T 282C

A posição número 1 é do maior caminhão caçamba do mundo, o Liebherr T 282C. Desde 2011 como líder do ranking no Guinness Book, esse modelo é utilizado para o transporte de resíduos em áreas de mineração nas diferentes regiões do planeta.

Essa verdadeira máquina possui a impressionante altura de 7,84 metros e o comprimento de 15,31 metros, sendo capaz de suportar 363 toneladas, mantendo uma velocidade máxima de 64 km/h.

Veja um pouco do Liebherr T 282C em ação:

Curtiu os maiores caminhões do mundo? Muitos deles são de tirar o fôlego, seja pelo seu comprimento, pela altura ou simplesmente por tudo que eles podem oferecer. Comente o que você achou e sugira novos temas para nosso blog!

Leave a reply