Novo Actros surpreende

0
478
O caminhoneiro conta com uma gama de tecnologias que facilitam o seu dia a dia e geram mais segurança e rentabilidade ao seu negócio.

Mercedes-Benz vem se esforçando para tornar a vida do motorista profissional menos estressante e ainda mais segura. O nível de conforto e a oferta de equipamentos que facilitam a vida do caminhoneiro têm tornado a experiência na boleia quase semelhante à de um automóvel.

Com o lançamento do novo Actros, a Mercedes-Benz traz para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa. Entre as novidades  estão a 5ª e atual geração do Assistente de Frenagem Ativo de Frenagem – ABA 5 (por meio de radar e câmeras, o ABA identifica veículos à frente e também pedestres e  objetos estáticos e móveis na via. Além de avisos sonoros e visuais ao motorista, o próprio sistema dá início à frenagem emergencial de maneira automática se não houver reação do condutor, chegando a parada total do veículo, se necessário); Assistente de Ponto Cego (oferece ampla visão ao redor do caminhão); Assistente de Fadiga (garante mais segurança ao motorista alertando-o para a necessidade de descanso); e Programa Eletrônico de Estabilidade – ESP (o sistema amplia o nível de segurança do veículo, com maior controle sobre a estabilidade do caminhão, reduzindo o risco de tombamentos do veículo, uma das causas frequentes de acidentes de caminhões).

Os novos Actros podem ter o MB Uptime, que antecipa eventuais falhas no veículo, direcionando-os preventivamente para a manutenção em uma das 180 concessionárias da rede Mercedes-Benz, já disponibilizando peças, lubrificantes, filtros, entre outros acelerando o processo e diminuindo em até 80% o número de paradas não programadas, através de inteligência artificial.

A conectividade também é aplicada no aplicativo Jornada nas Estradas, que calcula a jornada de trabalho do motorista. Além de afastar surpresas, o programa ajuda para elevar, ao máximo, a disponibilidade dos veículos.

Outra grande novidade é o piloto automatico inteligente preditivo (Predictive Powertrain Control – PPC), que é um sistema que identifica a topografia da via e pode acelerar ou reduzir a velocidade do caminhão automaticamente, sem interferência do motorista.

A cabine é um capítulo à parte que chama a atenção do motorista profissional. Com design muito avançado, ela tem um desenho mais aerodinâmico e uma menor área frontal, diminuindo a resistência do ar e o consumo de combustível. Ela foi desenvolvida para baixar o CX, o índice de resistência à rodagem. Nela encontram-se 32 porta-objetos, que somam nada menos que 700 litros em volume.

O novo Mercedes-Benz Actros conta com dois painéis digitais sendo um deles com tela touch screen. A maioria das funções pode ser controlada confortavelmente a partir dessas telas. A central multimídia ainda oferece espelhamento de celular. A marca também oferta aplicativos exclusivos para motoristas e frotistas que podem ser acessados pelos celulares ou pela tela touch screen do novo Actros. O caminhão também tem recarga de celular por indução.

A cabine tem uma altura interna de até 1,84 m – 95% dos motoristas brasileiros tem essa altura, facilitando a circulação pela cabine. O caminhão ainda recebeu novos bancos e até mesmo a cama foi aperfeiçoada, com 2,2m de comprimento e 75cm de largura, sem recortes. 

A nova geração do caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros traz a opção de substituir os espelhos retrovisores laterais pelo MirrorCam, câmeras que captam as imagens externas e exibem em duas telas de 15 polegadas instaladas no interior do veículo, uma ao lado do motorista, outra do passageiro, trazendo mais segurança e economia.

O motor Mercedes-Benz OM 460 do Actros ganhou novas faixas de potência: 450 e 480cv, além da já consagrada versão de 510cv. O OM 460 assegura boa performance e baixa manutenção. Outra novidade é o inédito motor OM 471, de seis cilindros em linha e 530cv.

A partir de 2020, a linha Actros será formada por cinco novos caminhões extrapesados rodoviários: os cavalos mecânicos 2045 4×2 (que marca a estreia do Actros na categoria 4×2), 2548 6×2 e 2648 6×4, equipados com o motor OM 460 com nova faixa de potência 450 e 480cv. As versões 2553 LS 6×2 e 2653 LS 6×4, vem equipadas com o motor OM 471, ambos com potência de 530cv.

Além das configurações 2045 4×2, 2548 6×2 e 2648 6×4, a marca disponibilizará também a opção Actros 2651 6×4. Outra importante novidade é o lançamento mundial do DLT (Disconnected Liftable Tandem), eixo traseiro motriz com sistema de elevação e desconexão (opcional) para os novos Actros 6×4 com suspensão a ar. Com isso, a marca aumenta as opções de escolha para os clientes que operam no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e outras aplicações. 

Leave a reply