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"Não é o momento de fazer paralisação", diz CNTA

Por Revista em 20/01/2021 às 10:28

CNTA vem a público se posicionar contrária à convocação de paralisação divulgada para ocorrer no dia 1º de fevereiro de 2021.

"A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) vem a público se posicionar contrária à convocação de paralisação divulgada para ocorrer no dia 1º de fevereiro de 2021.

O posicionamento da entidade, que tem a representação legal da categoria, segue o parecer emido por toda a sua base representava, formada por federações e sindicatos de todo território nacional.

 A CNTA entende que apesar das di?culdades dos caminhoneiros, este não é o momento ideal para uma paralisação, principalmente, em virtude da delicada realidade que o País está passando. A entidade acredita que o atual cenário é propício para o fortalecimento do trabalho do caminhoneiro e a sua contribuição para o enfrentamento da pandemia. 

Dentre os fatores analisados  pela entidade para estabelecer tal posição, estão: 

I – Pandemia da Covid-19 e seus riscos

 · Uma paralisação pode acarretar aglomeração e aumentar o risco de contaminação dos caminhoneiros, familiares e da população em geral;

· A paralisação das avidades da categoria afetará a circulação de mercadorias, produtos farmacêucos, alimentos e insumos para indústria, comércio e agricultura. Tal fato, pode impactar signi?cavamente no combate e tratamento da doença;

· O impacto no ?uxo de mercadorias e matéria-prima pode agravar a situação econômica do País em um momento delicado, gerando incertezas na área da indústria e comércio, prejudicando a geração de emprego e renda.

II – Cenário positivo para o transporte rodoviário de cargas e para o transportador autônomo

· Início da safra de soja com aumento de área de 3,4%, segundo dados da Conab, o que torna o período um dos melhores para a demanda de trabalho da categoria;

 II – Cenário posivo para o transporte rodoviário de cargas e para o transportador autônomo · O mercado de vendas de caminhões novos e usados altamente aquecido, a falta de caminhoneiros empregados nas transportadoras, além do constante aumento de inclusões de novos registros de caminhoneiros  autônomos na  ANTT  , demonstram que o mercado de transporte rodoviário de cargas está em plena expansão econômica, tornando o cenário com boas perspecvas de oferta  de frete para o caminhoneiro.

III – Relacionamento com o Governo

· Início da safra de soja com aumento de área de 3,4%, segundo dados da Conab, o que torna o período um dos melhores para a demanda de trabalho da categoria; II – Cenário posivo para o transporte rodoviário de cargas e para o transportador autônomo · O mercado de vendas de caminhões novos e usados altamente aquecido, a falta de caminhoneiros empregados nas transportadoras, além do constante aumento de inclusões de novos registros de caminhoneiros  autônomos na  A N T T , demonstram que o mercado de transporte rodoviário de cargas está em plena expansão econômica, tornando o cenário com boas perspecvas de oferta  de frete para o caminhoneiro.

· O transporte rodoviário de cargas tem sido foco de diálogo e projetos constantes pelo Governo. A CNTA foi inserida em diversas discussões que possibilitaram uma abertura de diálogo inédita com apresentação de demandas especí?cas que bene?ciarão o caminhoneiro autônomo.

IV – Sobre a convocação de uma greve 

· A decisão sobre eventual paralisação é prerrogava exclusiva da categoria, manifestada em assembleias geral especialmente convocada para este ?m e formalizada por uma endade legalmente constuída (sindicatos);

 · Uma greve deve ser pautada pelo interesse colevo da categoria e não por interesses pessoais e polícos de indivíduos com ?ns de autopromoção; 

·   A entidade enfatiza que o caminhoneiro pode e deve procurar a solução de muitas das suas insasfações de modo regional. Para isso, a categoria pode contar com o apoio e atuação das endades representavas, como sindicatos e federações. 

. A CNTA também ressalta a necessidade de que haja responsabilidade na divulgação sobre uma paralisação, pois tal decisão pode causar instabilidade e insegurança na categoria e na população de modo geral, e isto, pode ter um resultado contrário ao objevo da promoção de uma  greve.

Por ?m, a CNTA tem como obrigação esclarecer e tornar público os fatos, evitando ansiedade e sofrimentos adicionais desnecessários da categoria bem como de toda a sociedade brasileira, além dos já enfrentados durante esta pandemia.

A entidade sempre apoiará movimentos que re?itam os interesses colevos e a vontade da maioria da categoria seguindo o respeito à ordem pública, as instuições, as leis e a sociedade como um todo.  

A CNTA acredita que a deflagração de uma greve, especialmente de caminhoneiros, deve ocorrer somente quando esgotadas todas as alternavas plausíveis de discussão e negociação

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