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Monitoramento

Por Revista Caminhoneiro em 28/06/2016 às 23:44
Monitoramento

Monitoramento: olhar de águia As novas tecnologias acompanham toda a movimentação dos veículos em algumas rodovias brasileiras, como as administradas pela CCR Nova Dutra e a AB Colinas. A expressão “olhar de água” significa um olhar penetrante, que tudo percebe e que tudo vê. Dessa forma funcionam as novas tecnologias que ajudam a monitorar algumas rodovias nacionais. Duas concessionárias que adotam esses modernos recursos são CCR Nova Dutra e a AB Colinas. Na rodovia via Dutra diariamente, acontecem 876 mil viagens nos seus 402 quilômetros. Somente a movimentação de veículos comerciais na via Dutra, por mês, considerando o ano de 2015, foi de 2.318.254 em média. Para monitorar todo esse volume de tráfego em uma das principais rodovias do País, 48 colaboradores trabalham em regime de revezamento no Centro de Controle Operacional (CCO) da CCR NovaDutra, localizado em Santa Isabel (SP). Em funcionamento 24 horas por dia para atender mais de 600 ocorrências diárias, o CCO responde pela logística de distribuição das viaturas do SOS Usuário na pista e monitora o tráfego por meio de câmeras, analisadores e contato via rádio com as 11 bases operacionais distribuídas estrategicamente ao longo dos 402 quilômetros da rodovia. Para isso, o Centro de Controle Operacional conta com 10 posições de trabalho, que atendem, também, aos chamados dos 804 telefones de emergência da via Dutra, os call boxes, além de operar os painéis de mensagens variáveis e centralizar as chamadas do Disque CCR NovaDutra (0800 0173536). Em 2015, a concessionária registrou 602.767 contatos de usuários, sendo que 393.039 atendimentos foram realizados pelo Disque CCR NovaDutra e 207.537 por meio dos telefones de emergência. Todo o sistema eletrônico é apoiado por rede de fibra ótica e dotado de moderna tecnologia digital, o que permite que as atuais imagens da rodovia possam ser vistas em um video-wall com 18 monitores de 67 polegadas, exibindo 44 câmeras simultaneamente ou uma única imagem de 20 metros quadrados. Os pedidos de atendimentos variam, desde a retirada de uma ressolagem da faixa de rolamento da rodovia, até o atendimento a um acidente. Camera-Km-160-Jacarei-CCO-1006.2014-Adenir-Britto-(1) Disque CCR NovaDutra O Disque NovaDutra também faz parte do CCO. O serviço realiza o atendimento aos usuários por meio de 16 linhas telefônicas interligadas a uma Unidade de Resposta Automática. Os atendentes recebem, em média, 33 mil ligações por mês, o equivalente a uma chamada a cada minuto. Ao todo, 13 profissionais atuam em regime de revezamento, 24 horas por dia, para receber solicitações relacionadas a socorro médico ou mecânico, informações sobre as condições da estrada, valor das tarifas, localização das praças de pedágio, acessos a cidades lindeiras, e também informações sobre trajeto e distância entre os municípios. Segundo Virgílio Leocádio, gestor de atendimento da CCR NovaDutra, o vídeo-wall permite exibir simultaneamente as imagens das câmeras, podendo se dar ênfase àquelas com ocorrências em andamento. As câmeras de monitoramento estão posicionadas em pontos estratégicos da rodovia, como forma de acompanhar as ocorrências em tempo real. São câmeras PTZ, que fornecem funções panorâmicas com ângulo de 360°,  inclinado e zoom, garantindo uma ampla cobertura de área e ótimos detalhes ao aproximar a imagem. Os telefones de emergência ao serem acionados, estabelecem um contato direto com o Centro de Controle Operacional (CCO). A partir de seu acionamento, o operador do CCO já sabe imediatamente a localização do usuário e prontamente aciona a viatura mais próxima para o atendimento. Outros recursos fundamentais que auxiliam na rodovia são o Painel de Mensagem Variável (PMV) é um painel eletrônico, a base de led, que transmite mensagens variáveis de acordo com a situação real da rodovia, proporcionando ao usuário a melhor decisão para efetuar sua viagem e o rádio digital que oferece um contato da central operacional direto com as viaturas, para atendimento às ocorrências.   Menos acidentes  Segundo Virgílio Leocádio uma rodovia monitorada além de diminuir os acidentes, diminui o tempo de resposta ao atendimento a uma ocorrência. Em 2015, a CCR NovaDutra atingiu o menor índice de vítimas fatais da história da concessão, registrando uma queda de 79% considerando o aumento do volume de tráfego. Quando assumiu a administração da via Dutra, em 1996, a CCR NovaDutra deparou-se com uma rodovia em estado precário, com pontos de travessia em nível, inexistência de muros de separação de pistas, sinalização deteriorada e pistas esburacadas. “Vinte anos depois, a via Dutra se transformou em uma rodovia segura, oferecendo assistência médica, mecânica e monitoramento 24 horas”, diz Leocádio . A concessionária investiu mais de 13 bilhões em recursos, incluindo a realização de obras, aquisição de equipamentos, operação da rodovia e pagamento de impostos. Os recursos foram e continuam sendo aplicados em melhorias operacionais, modernização e conservação da via Dutra. As balanças controladas pela ANTT, possuem sistema de monitoramento por câmeras que possibilita o acompanhamento da pesagem e imagens do veículo de vários aspectos, além do novo sistema em funcionamento conhecido por “foto fuga”, que gera imagens para autuação de todos os veículos que não cumprem a obrigatoriedade de passar pela balança para fiscalização. Virgílio Leocádio explica que a rotina dos caminhoneiros que trabalham muitas horas seguidas, dormem mal, comem alimentos excessivamente gordurosos e não fazem exercícios, é um comportamento de alto risco que aumenta em muito as probabilidades de acidentes cardiovasculares e consequentemente acidentes na rodovia. Segundo informações do SOS Usuário (serviço exclusivo da CCR NovaDutra para atendimento de motoristas e passageiros), fatores de risco como hábitos alimentares, vida sedentária, estresse, fumo e consumo de bebidas alcoólicas representam alto risco à saúde dos motoristas profissionais. Para diminuir os riscos de saúde dos motoristas profissionais, a concessionária realiza, mensalmente, uma ação de consultas clínicas e conversas com profissionais de saúde para aprender sobre qualidade de vida. Criado em 2001 pelo Grupo CCR, o Programa Estrada para a Saúde oferece gratuitamente aos caminhoneiros o trabalho de uma equipe de médicos, enfermeiros, profissionais e estudantes da área de Saúde para a realização de exames clínicos. Além disso, disponibiliza informações para melhorar o dia a dia ao volante e orientação sobre cuidados com a saúde. Durante os dias do evento são realizados, gratuitamente, aos caminhoneiros exames de pressão arterial, massa corporal, glicemia, colesterol, testes de visão, atendimento odontológico e corte de cabelo. Ao identificar os principais problemas de saúde que acometem os caminhoneiros, o programa também permite que a CCR contribua, gradativamente, para a reeducação e mudança dos hábitos desses profissionais. Em 2015, por exemplo, o grupo verificou que 85% dos caminhoneiros atendidos estão acima do peso, 15% são hipertensos e 79% não praticam atividades físicas. A médio e longo prazos, a NovaDutra espera contribuir para a reeducação alimentar dos caminhoneiros e para a mudança de hábitos, o que representaria uma grande conquista social. “Motoristas com qualidade de vida podem trabalhar melhor e colaborar mais para a redução dos índices de acidentes na rodovia”, explica Virgílio Leocádio.   Mais programas Outra concessionária com sistema moderno de monitoramento é a AB Colinas que está entre as 19 concessionárias do Programa de Concessões do Estado de São Paulo e administra as rodovias SP-075, SP-127, SP-280, SP-300 e SPI-102/300. As rodovias administradas pela AB Colinas são monitoradas por 38 câmeras que executam o controle do tráfego 24 horas por dia. O gerenciamento das imagens destas câmeras é realizado pelo Centro de Controle Operacional (CCO). Além disso, as rodovias também são monitoradas por veículos de inspeção de tráfego, que trafegam 24 horas por dia em todo o trecho de concessão. Outra importante ferramenta que auxilia o monitoramento do tráfego das rodovias são os SATs (Sistema de Análise de Tráfego), compostos por sensores estrategicamente posicionados que identificam com exatidão dados como a quantidade de veículos que passam por um determinado trecho. Segundo Alessandro Pieroni Fernandes, gerente de Operações da AB Colinas, o CCO tem à disposição todo o equipamento necessário para atender as ocorrências e eventos que acontecem nas rodovias administradas. Estes colaboradores operam sistemas de telefonia, rádio digital e as câmeras 24 horas por dia e assim que requisitados, realizam o acionamento de todos os recursos oferecidos nas rodovias, prestando auxilio aos usuários. O telão onde a imagem das câmeras são projetadas comporta dezenas de telas simultaneamente, proporcionando aos operadores um alcance rápido de qualquer ocorrência que esteja em curso no trecho de concessão, ajudando no acionamento dos recursos necessários para aquela ocasião. “As câmeras de monitoramento utilizadas nas rodovias são do mais alto padrão tecnológico. Elas possuem alta resolução de imagem, zoom de até 36x, estabilização eletrônica de imagem e são especialmente produzidas para utilização em ambientes externos, suportando os efeitos e mudanças do clima”, explica Alessandro Pieroni Fernandes. Além disso, todos os veículos operacionais à disposição do usuário nas rodovias possuem tecnologia embarcada de GPS que comunica, em tempo real e 24 horas por dia, diretamente no sistema que gerencia os eventos nas rodovias, o posicionamento de cada um deles para o CCO, possibilitando assim a identificação e acionamento ágil do recurso mais próximo de uma ocorrência, otimizando o tempo de chegada deste veículo ao local. Alessandro Fernandes explica que o monitoramento contribui para a redução de acidentes, não existindo, no entanto, estatísticas que comprovem esta relação. “Mas é seguro afirmar que ele inibe o comportamento imprudente por parte dos motoristas, já que as imagens, inclusive, são utilizadas pela Polícia Militar Rodoviária na apuração das ocorrências. Com comportamento mais seguro, os acidentes ocorrem com menos frequência”, diz. As imagens ficam arquivadas por tempo pré-determinado e á disposição do poder policial, quando requisitadas. Desta forma, quando a imagem é captada, a polícia consegue identificar possíveis responsabilidades nos casos apurados. Todas as balanças de pesagem administradas pela AB Colinas são monitoradas por câmeras que registram a pesagem de todos os caminhões e também as possíveis fugas. As câmeras inibem também as tentativas dos usuários de burlar o sistema de pesagem. É comum nas rodovias administradas pela AB Colinas o flagrante de caminhões trafegando pela faixa da esquerda e em alta velocidade, mesmo com a sinalização orientando o tráfego de veículos lentos pela faixa da direita. Além disso, outra prática comum é o trânsito de veículos com excesso de peso, ato este que interfere diretamente na segurança, já que prejudica a estabilidade e a capacidade de frenagem dos veículos, por exemplo, além de diminuir a vida útil do pavimento das rodovias. “Por último, o uso de medicamentos para conter o sono e de outras substâncias, a fim de manter a extensa carga horária de trabalho que muitos são submetidos, contribuem para a ocorrência de acidentes nas rodovias”, comenta Fernandes. A AB Colinas registra, em média, 617 mil veículos comerciais em suas rodovias mensalmente. Duas das rodovias administradas pela AB Colinas, a Castello Branco (SP-280) e a Santos Dumont (SP-075), são as principais responsáveis por este tráfego, já que atendem a capital do Estado e o Aeroporto Internacional de Viracopos, respectivamente, movimentando grande quantidade de carga. A concessionária AB Colinas pertence à AB Concessões, que tem como controlador um dos maiores Grupos em concessões rodoviárias do mundo - o Grupo Italiano Atlantia. A AB Concessões, figura entre as principais companhias de concessão de rodovias do Brasil e administra mais de 1,5 mil quilômetros de rodovias, sendo responsável pelas concessionárias paulistas AB Triângulo do Sol (100%), AB Colinas (100%) e Rodovias do Tietê (50%) e, no Estado de Minas Gerais, a AB Nascentes das Gerais (100%).  

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