MAIO AMARELO

0
259

Carga horária

A estipulação do horário de trabalho do caminhoneiro é importante para não desencadear acidentes nas estradas, devido ao excesso de trabalho, fome, fadiga, cansaço e falta de atenção. A jornada de trabalho deve ser cumprida de acordo com às necessidades do corpo humano. Então, fique atento com a Lei do Motorista.

O motorista profissional de cargas não pode dirigir por mais de 5 horas e meia ininterruptas, assegurado 30 minutos para descanso. Em situações excepcionais, esse tempo de direção poderá ser prorrogado em período necessário para que o condutor chegue a um lugar que ofereça segurança.

Uso do celular no trânsito

O uso do celular ao volante é a terceira maior causa de morte no trânsito, segundo a Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), perdendo apenas para o excesso de velocidade e dirigir alcoolizado.

De acordo com a associação, são cerca de 150 mortes por dia no país, uma média de 54 mil por ano. Ao dirigir, o motorista precisa de toda a sua atenção voltada para o trânsito e o uso do celular diminui a sua concentração.

Álcool e drogas x direção

Álcool e direção é uma combinação perigosa que pode acabar em acidente. Infelizmente no Brasil essa é uma prática comum e mesmo com 11 anos da Lei 11.705, conhecida como Lei Seca, os acidentes de trânsito, envolvendo pessoas embriagadas ainda engrossam as estatísticas, segundo a Polícia Rodoviária Brasileira.

Para se ter uma ideia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta o Brasil como o quarto país colocado em número de mortes nas Américas, provocados por acidentes de trânsito, atrás apenas de República Dominicana, Belize e Venezuela.

Leave a reply