31 de Outubro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Iveco S-WAY ganha série especial que relembra o icônico TurboStar dos anos 80

Por Equipe RC em 28/10/2021 às 10:36
Iveco S-WAY ganha série especial que relembra o icônico TurboStar dos anos 80

A Iveco apresentou a Iveco S-WAY TurboStar Special Edition, durante o Grande Prêmio da Itália do Campeonato Europeu de Corrida de Caminhões (ETRC) 2021. Esta edição especial é dedicada ao legado do TurboStar, um dos caminhões mais icônicos, lendários e inovadores já construídos, que fez história e agora está pronto para deixar sua marca no futuro. Este best-seller com desempenho incomparável foi o orgulho e alegria não só da marca, mas também de todos aqueles que tiveram o prazer de dirigir tal lenda.

Alessandro Massimino, Head of Marketing and Product Management Truck Business Unit, afirmou: "Esta edição especial da Iveco S-WAY homenageia um verdadeiro ícone do passado, o TurboStar. Com sua poderosa gama de motores que incluía um motor V8 de 420 cv, o TurboStar foi o veículo preferido para mais de 50.000 clientes na década de 1980. Deixou sua marca nas estradas da Europa e foi um dos primeiros caminhões a correr nas 24 Horas de Le Mans. Criamos a Edição Especial para trazer aos nossos clientes essa rica herança combinada com a capacidade incomparável da nossa marca de inovar como incorporada no Iveco S-WAY, e testemunha para o espírito de equipe que sempre nos separou."

O Iveco S-WAY TurboStar Special Edition é equipado com um motor Cursor 13 de 570 cv, um novo chassi que foi completamente redesenhado e construído para robustez e versatilidade, um câmbio automatizado HITRONIX de 12 marchas, spoilers superiores e laterais, faróis full LED, Avaliação de Estilo de Condução e Suporte à Atenção ao Motorista, monitoramento integrado da pressão dos pneus (TPMS), controle de clima e estacionamento automaticamente regulamentados. A Special Edition se beneficia da conectividade avançada do Iveco S-WAY, com um sistema infotainment com navegação por satélite e Iveco Driver Pal, uma caixa de conectividade 4G e Iveco Hi-Cruise.

O estilo do ícone dos anos 80 foi reinterpretado e modernizado, usando as cores vermelho TurboStar de dois tons e cinza metálico. Ao longo da cabine, as cores clássicas da Iveco da época – amarelo, vermelho e azul – têm sido usadas para efeito decorativo, adaptada à forma do Iveco S-WAY.

Uma gama de acessórios disponíveis em veículos da era original do TurboStar receberam uma nova vida para homenagear a linha Turbo. Eles incluem barras cromadas nas partes traseiras da cabine e abaixo da parte inferior do lado, bem como aros de roda cromadas e maçanetas da porta. A grade da janela traseira, que tinha sido especificamente projetada para fornecer mais luz dentro do TurboStar, foi recriada na parede lateral da cabine. A edição especial do Iveco S-WAY apresenta melhorias como efeitos metálicos na grade dianteira e nos retrovisores, uma barra de touro nos para-choques e uma no telhado com luzes adicionais, combinando perfeitamente a herança do TurboStar e o fenômeno Iveco S-WAY.

A sensação vintage do TurboStar original faz uma reaparição no interior também, atualizada com uma interpretação moderna. Os bancos são estofados em veludo, o mesmo material usado no TurboStar original; o vermelho elegante combina perfeitamente com o esquema de cores do exterior, e os bancos são acabados com costuras cinza claro. As pastilhas no painel evocam memórias do logotipo original, que pode ser encontrado bordado nos bancos, almofadas e colchão, e também é visto no cromo de cetim do porta-luvas.

TurboStar: a lenda que marcou a história da Iveco

Em 1982, protótipos do TurboStar fizeram suas primeiras voltas na pista da Iveco em Markbronn (Ulm, Alemanha), na Finlândia (Ivalo) e na pista em Nardò (Lecce, Itália). Lançado como sucessor da série Iveco Turbo em 1984 em Estrasburgo, o TurboStar era o veículo ideal para transporte de longa distância com um chassi totalmente redesenhado. A cabine foi focada no conforto e contou com soluções derivadas de um modelo de edição especial do início dos anos 80, o "190.38 Special". A grade de plástico cinza que cobre a janela lateral da cabine traseira e os dois defletores laterais aerodinâmicos também foram características específicas do TurboStar. Após o lançamento oficial, as icônicas e decorativas listras de três bandas foram adicionadas ao design.

A primeira linha TurboStar incluiu um modelo de "seis cilindros" (o "190.33", posteriormente substituído por um "36") e um "V8" ("190.42"). No final dos anos 80, a dupla se tornou um trio com a adição do "190.48", o mais poderoso dos modelos padrão "T-range". Em 1992, foi introduzido no mercado o "190.48 Special HP", com o conteúdo técnico e especificações de alto padrão, que incluíam características decorativas especiais e estofados de couro.

Confira o vídeo:

Fonte e fotos: Iveco Itália

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..