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Início das operações experimentais de caminhões pesados elétricos da Volvo no Brasil

Por Graziela Potenza em 12/04/2024 às 09:09
Início das operações experimentais de caminhões pesados elétricos da Volvo no Brasil

Em uma colaboração inédita entre a Volvo, a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran) e diversas entidades, um programa experimental visa introduzir caminhões elétricos pesados no Brasil. Este movimento busca adaptar a regulamentação atual para acomodar um aumento de até duas toneladas no peso permitido sobre o eixo dianteiro desses veículos, compensando o peso adicional das baterias em comparação com os motores a diesel convencionais. O intuito é de manter a capacidade de carga, a iniciativa propõe que os caminhões elétricos possam ter um peso legal maior do que o atual limite de seis toneladas imposto aos veículos a diesel.

A série FM da Volvo, que está sendo importada da Suécia, utiliza até seis baterias, cada uma pesando cerca de 500kg. Em contraste, a remoção do motor a diesel, que pesa entre 800 e 1.000kg, sugere um reajuste na distribuição do peso do veículo. A fase experimental do estudo será conduzida em rotas pré-definidas pela Senatran, marcando uma etapa crucial na adaptação da legislação brasileira para a inclusão de veículos pesados elétricos no transporte nacional.

Este programa experimental utilizará dez caminhões Volvo FM elétricos, nos modelos 4×2 e 6×2, anteriormente limitados ao regime de "testes". Com o avanço para a fase de estudos pela Senatran, esses veículos agora operam sob um novo status "experimental", aguardando a regulamentação definitiva, esperada para início de 2025.

Adrualdo Catão, Secretário Nacional de Trânsito, e Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo na América Latina, destacam a importância deste estudo para a futura regulamentação que beneficiará o transporte sustentável, sem comprometer a eficiência de carga. Os caminhões elétricos Volvo FM destacam-se por sua autonomia de até 300 quilômetros por carga e a possibilidade de operar com menor número de baterias, dependendo do tipo de serviço, reforçando a flexibilidade operacional desses veículos.

Adrualdo Catão, secretário nacional de trânsito e Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina, assinam termo para operação dos caminhões pesados 100% elétricos da marca

Este projeto também sinaliza a direção futura da Volvo na diversificação de soluções de energia limpa, investindo em tecnologias de combustíveis renováveis como parte de uma matriz energética mais sustentável. O estudo pioneiro no Brasil reflete o compromisso global da Volvo com a descarbonização do transporte comercial, visando uma redução significativa das emissões de CO2 dos seus caminhões até o final da década e alcançando zero emissões em 2040.

A implementação de caminhões elétricos pesados Volvo no Brasil representa não apenas um avanço tecnológico, mas também um passo importante em direção à sustentabilidade no setor de transportes, promovendo uma operação mais limpa, silenciosa e eficiente em termos energéticos.

Evento

Na solenidade na capital federal que marcou a assinatura da segunda fase do processo de regulamentação do aumento de peso sobre o eixo dianteiro aconteceu no dia 09/04 em Brasília. Estiveram presentes Adrualdo Catão, secretário nacional de trânsito; Vinícius Reiter Pilz, presidente da ReiterLog; Paulo Carvalho, presidente da Ritmo Logística, entre outros convidados e autoridades. As transportadoras ReiterLog e Ritmo Logística são as primeiras empresas a iniciar operações de transporte regular com caminhões pesados 100% elétricos Volvo no Brasil.

De acordo com Wilson Lirmann, este é um marco fundamental pavimentando o caminho para o início das operações de caminhões elétricos no Brasil, além de prenunciar as numerosas transformações que ocorrerão nos próximos anos.

Executivos das transportadoras ReiterLog e Ritmo Logística recebem as chaves simbólicas dos caminhões pesados elétricos Volvo

De acordo com Vanessa Pilz, diretora de ESG da ReiterLog, há um entusiasmo palpável na empresa devido ao investimento contínuo em energias alternativas desde 2014.

“Em 2021, alcançamos um marco significativo ao adquirir a maior frota a gás do Brasil, consolidando a ReiterLog como líder em logística verde no país. Estamos comprometidos em explorar todas as inovações voltadas para a sustentabilidade.”

Outra companhia que experimentará veículos elétricos da Volvo no Brasil é a Ritmo Logística. Paulo Carvalho comentou que “estamos com grande expectativa, visto que foram adquiridos 7 veículos para realizar operações em parceria com a própria Volvo, transportando peças que abastecem as linhas de montagem da fábrica.”

Volvo elétrico

Marco Mildenberg, gerente de eletromobilidade da Volvo Caminhões, afirmou:

"A Volvo está introduzindo no mercado uma linha de caminhões elétricos destinada ao segmento de veículos pesados. Nossa oferta inclui tanto tratores acoplados a carretas quanto veículos especializados para coleta de lixo, entre outros, todos baseados na plataforma FM totalmente elétrica."

O executivo acrescentou: “Nosso veículo mantém uma estrutura bastante similar ao caminhão a diesel. No entanto, substituímos o motor a diesel por três motores elétricos, que, combinados, entregam uma potência de 660 cavalos. Estes motores estão acoplados à caixa I-Shift, idêntica à versão de 12 marchas encontrada nos caminhões a diesel. A partir dessa integração, o veículo preserva as características amplamente reconhecidas no mercado.

A autonomia do veículo pode variar conforme a quantidade de baterias utilizadas. No caso do Volvo Elétrico equipado com o máximo de seis baterias, que juntas totalizam 540 kWh de energia, é possível alcançar cerca de 300 km de autonomia. Esse valor, contudo, depende significativamente do tipo de uso, da topografia e da carga transportada. Por exemplo, subir uma serra com carga completa naturalmente reduz a autonomia, enquanto em outras condições de trajeto, a autonomia pode superar os 300 km.

“O Volvo FM Electric é um produto global, com nossa mais alta tecnologia mundial disponível em caminhões 100% elétricos”, enfatiza Marco Mildenberg.

O veículo elétrico, por sua concepção, armazena energia em suas baterias para alcançar autonomia desejada. Um caminhão elétrico pode abrigar até seis baterias, com cada uma pesando aproximadamente 500kg, totalizando 3 toneladas apenas em baterias. Experiências internacionais, como na Europa, demonstram que veículos de emissão zero são autorizados a transportar cargas adicionais em comparação com os caminhões de combustão interna. Especificamente, a Europa permite um acréscimo de até 2 toneladas na carga transportada, compensando assim o peso das baterias e mantendo o peso líquido efetivo do veículo.

“Essa abordagem poderia ser adotada no Brasil, aproveitando as experiências regulatórias de outras regiões para promover a eletrificação de veículos pesados”, finaliza o gerente de eletromobilidade da Volvo Caminhões.

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Fotos: Divulgação

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