10 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Índice que mede o fluxo pedagiado de veículos fica estável em dezembro

Por Equipe RC em 10/01/2022 às 12:18
Índice que mede o fluxo pedagiado de veículos fica estável em dezembro

Fluxo total expandiu 8,1% em 2021, após queda de 16,9% em 2020 São Paulo, 10 de janeiro de 2022 – O índice ABCR de atividade referente a dezembro de 2021 apresentou estabilidade no comparativo com novembro, considerando os dados dessazonalizados.

O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas rodovias é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias - ABCR juntamente com a Tendências Consultoria Integrada. Comparado ao mesmo período de 2020, o índice total avançou 4,4%. O fluxo pedagiado de veículos leves aumentou 5,3%, e o fluxo de pesados 1,7%. Nos últimos doze meses, o índice acumula aumento de 8,1%, fruto da elevação de 6,8% dos veículos pesados e de 8,6% dos veículos leves. “O resultado mais expressivo de veículos leves está associado à recuperação tardia dos segmentos de serviços presenciais, como lazer e turismo, propiciado pela atenuação da crise sanitária, com o avanço da vacinação pelo país. Apesar desse crescimento, a classe ainda está 2% abaixo do nível observado no período pré-pandemia (fev/19)”, afirma Andressa Guerrero, analista da Tendências Consultoria.

“O fluxo de pesados exibiu menor taxa de crescimento, moderado tanto pelas menores perdas durante o auge da pandemia em 2020, como pelas limitações relacionadas ao desempenho do setor industrial neste ano, incluindo escassez de insumos e altos custos de produção”, conclui. Para 2022, a analista da Tendências avalia que os maiores desafios estão ligados aos entraves econômicos e sanitários. “Quanto ao primeiro, a inflação persistentemente pressionada restringe o orçamento e as decisões de compras das famílias. Em relação ao segundo, apesar do avanço da vacinação em massa, o surgimento de novas variantes e o aumento de casos de Covid-19, recrudescem as preocupações quanto ao sucesso da gestão da disseminação do vírus neste ano”.

Índice ABCR Brasil

Anexo – desempenho por regiões

Conforme notificado no relatório anterior, a região do Paraná não fará mais parte da composição do índice ABCR, devido ao fim dos contratos de concessão naquele estado.

No Rio de Janeiro, índice ABCR cai 0,8% em dezembro No Rio de Janeiro, o fluxo total caiu 0,8% comparado a novembro, em termos dessazonalizados. O resultado decorreu da queda de 0,1% no fluxo de veículos pesados e de 0,3% dos leves. Na comparação com dezembro de 2020, o índice total aumentou 6,8%. O fluxo de leves subiu 7,5% e o fluxo de pesados 3,5%, mantida a métrica de comparação. Nos últimos doze meses o índice total acumula crescimento de 11,5%, composto pelo aumento de 7,1% dos veículos pesados e de 12,5% dos veículos leves.

 Em São Paulo, índice ABCR sobe 0,1% em dezembro Em São Paulo, o fluxo pedagiado total de veículos subiu 0,1% frente a novembro, em termos dessazonalizados, com leves e pesados apresentando variação de 0,7% e 3,0%, respectivamente. Em relação ao mesmo período de 2020, o índice total cresceu 4,6%. O fluxo pedagiado de veículos leves avançou 5,7%, enquanto o fluxo de pesados subiu 0,9%. Nos últimos doze meses o índice total acumula avanço de 7,9%, fruto do aumento de 8,5% dos veículos leves e de 6,1% dos veículos pesados.

Quadro: Taxas de variação do fluxo pedagiado em São Paulo

Foto: divulgação

Publicidade
Publicidade
Aguarde..