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IAA Transportation 2022: Daimler Truck revela caminhão eActros LongHaul

Por Equipe RC em 19/09/2022 às 09:38
IAA Transportation 2022: Daimler Truck revela caminhão eActros LongHaul

O caminhão pesado de bateria-elétrica para transporte de longa distância é destaque da Daimler Truck IAA

A Daimler Truck está seguindo o objetivo de um transporte localmente neutro de CO2. O fabricante demonstra isso com um amplo portfólio de veículos totalmente elétricos na IAA Transportation 2022 em Hanover, Alemanha. O destaque da Daimler Truck é o caminhão de longa distância Mercedes-Benz eActros LongHaul, que o fabricante apresenta ao público pela primeira vez.

Outra inovação na feira é o Mercedes-Benz eActros 300 elétrico a bateria em uma versão trator para transporte flexível de distribuição pesada. Além disso, a Daimler Truck anunciou o eAtego elétrico a bateria para o segmento de médio porte. Como outro destaque, a fabricante está apresentando o eCanter de bateria e bateria da próxima geração no IAA -- celebrando sua estreia europeia na IAA Transportation apenas duas semanas após sua estreia mundial.

Até 2030, os veículos comerciais que são neutros em CO2 na operação de condução devem responder por até 60% das vendas da Daimler Truck nos mercados da UE30. A aparição da Daimler Truck na IAA deste ano é a primeira como uma empresa independente da DAX.

Martin Daum, CEO da Daimler Truck: "Desde a última IAA, há quatro anos, avançamos a toda velocidade com a transição para o transporte neutro de CO2. Este ano já temos oito veículos de produção em série pura de baterias elétricas em nosso portfólio. No entanto, não basta apenas oferecer os veículos certos. Nossos clientes também precisam da infraestrutura adequada. Estamos ativos aqui em uma grande variedade de níveis. Para um rápido acúmulo, é essencial que toda a indústria e os governos se unam."

Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks: "Estamos continuamente expandindo nosso portfólio de caminhões elétricos a bateria. Nosso foco é oferecer vantagens claras aos nossos clientes. Portanto, nossos caminhões elétricos são projetados especificamente para mobilidade eletrônica, dando-lhes melhor dirigibilidade, eficiência energética e durabilidade."

Karl Deppen, CEO da Daimler Truck Asia: "Na FUSO, somos líderes na eletrificação de veículos comerciais. Desde a introdução da pequena série FUSO eCanter há cinco anos, ganhamos ampla experiência e feedback valioso dos clientes que dirigem os caminhões em operações diárias. Com o eCanter next generation, agora estamos oferecendo aos nossos clientes soluções de e-Mobility sob medida para uma ampla gama de aplicações. Ao dar o próximo passo ampliando nosso portfólio de produtos e entrando na produção em larga escala, continuamos liderando o transporte sustentável do futuro."

Até Oberwörder, CEO da Daimler Buses: "Já conseguimos muito em termos de eletrificação com nosso eCitaro e os respectivos serviços, incluindo infraestrutura, construção, soluções de TI e treinamento. Além do contínuo avanço do nosso eCitaro, ônibus intermunicipais e ônibus são agora o foco de nossas atividades de desenvolvimento. Para isso, definimos um roteiro claro."

eActros LongHaul promete 600 quilowatts-hora de capacidade da bateria

O eActros LongHaul apresentado na IAA fornece uma prévia da linguagem de design do veículo de produção com seus contornos claros e uma faixa de luz LED na área frontal. A Mercedes-Benz Trucks também anunciou informações adicionais sobre a série eActros LongHaul. Três baterias fornecem uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh e dois motores elétricos, como parte de um novo eixo eletrônico, geram uma saída contínua de 400 kW e um pico de saída de mais de 600 kW. Além da unidade trator, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá variantes rígidas do eActros LongHaul logo no lançamento do mercado. Isso oferecerá aos clientes inúmeros outros casos de uso possível no transporte totalmente elétrico. Engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks estão projetando o eActros LongHaul para que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos de durabilidade que um Actros convencional de longa distância convencional. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros na estrada em um período de dez anos.

O eActros LongHaul será o primeiro veículo totalmente elétrico de produção em série da Mercedes-Benz Trucks a ser fabricado do início ao fim na linha de montagem existente na fábrica de caminhões Wörth. Isso também inclui a instalação de todos os componentes elétricos e a colocação do veículo em operação no final da linha. Permite altas capacidades de produção e uma produção completamente paralela de caminhões convencionais e totalmente elétricos na mesma linha. Com o eActros 300/400 e o eEconic, por outro lado, a eletrificação ocorreu até agora em um processo separado no Future Truck Center em Wörth.

As baterias utilizadas no eActros LongHaul empregam tecnologia de célula fosfato de ferro-lítio (LFP). Estes são caracterizados, sobretudo, por uma longa vida útil e energia mais utilizável. As baterias da produção eActros LongHaul podem ser carregadas de 20 a 80% em bem menos de 30 minutos em uma estação de carregamento com uma saída de cerca de um megawatt. O núcleo do conceito Mercedes-Benz Trucks para transporte de longa distância a bateria elétrica é oferecer aos clientes uma solução holística composta por tecnologia de veículos, consultoria, infraestrutura de carregamento e serviços. O eActros LongHaul é planejado para ser a escolha certa para os clientes em termos de rentabilidade, sustentabilidade e confiabilidade. Os primeiros protótipos já estão em testes intensivos e o eActros LongHaul será testado em vias públicas este ano. No próximo ano, protótipos de quase produção irão para os clientes para testes de uso no mundo real.

Unidade trator eActros 300 para uso flexível

A variante do modelo do eActros 300 como uma unidade trator pode puxar todos os semirreboques europeus padrão, levando em conta o comprimento total máximo admissível. O caminhão eletrônico é baseado na mesma tecnologia do eActros 300/400. Três baterias, cada uma com capacidade instalada de 112 kWh1, permitem um alcance de até 2202 km com uma única carga de bateria. O lançamento da produção da série está previsto para o segundo semestre de 2023.

FUSO Next Generation eCanter 

Cinco anos de experiência com o eCanter e feedback de clientes em todo o mundo com base em mais de 6 milhões de quilômetros eletricamente dirigidos foram incorporados ao desenvolvimento do eCanter next generation. O resultado é um caminhão elétrico light-duty que oferece aos clientes mais flexibilidade para várias aplicações entre 4,25 e 8,55 toneladas de peso bruto do veículo (GVW). Com as duas variantes de cabine Standard (1.695 mm de largura) e Comfort (largura de 1.995 mm) e um total de seis distâncias entre-eixos diferentes de 2.500 mm a 4.750 mm, o eCanter de próxima geração pode ser usado em construção leve e horticultura, bem como no transporte de distribuição da cidade e para tarefas municipais. Globalmente, mais de 100 variantes serão disponibilizadas. 

O eCanter de próxima geração é alimentado por um motor elétrico de 110 kW (variantes com um GVW de 4,25 e 6 toneladas) ou 129 kW (variantes com um GVW de 7,49 e 8,55 toneladas) com uma linha de transmissão otimizada e 430 Nm de torque. Para atender às variadas necessidades do cliente, um novo tipo de conceito de bateria modular oferece aos clientes três opções com alcance de até 70 km, 140 km ou 200 km com uma única carga de bateria. As baterias LFP (fosfato de ferro de lítio) têm capacidade nominal de 41,3 kWh por módulo de bateria individual. A unidade de carregamento é compatível com todas as tensões utilizadas nos mercados principais e suporta o carregamento com corrente alternada (AC) e corrente direta (DC). O Sistema de Carregamento Combinado (CCS) é o padrão de carregamento, e o carregamento é possível com até 104 kW.

O eCanter de próxima geração está disponível com os mais recentes equipamentos de segurança, como o sistema de alerta de colisão e frenagem Active Brake Assist 5 (ABA5), bem como o Active Sideguard Assist, também estabelecendo novos benchmarks em seu segmento. Outro destaque é a disponibilidade de um INSS (Power Take Off), atendendo a uma variedade de veículos de propósito especial. Com o ecossistema eMobility, a FUSO oferece aos seus clientes consultoria e suporte em todos os aspectos no que diz respeito à infraestrutura de carregamento, financiamento e operação. O início das vendas está previsto para o quarto trimestre de 2022, a produção em série do eCanter de próxima geração do FUSO seguirá em 2023.

Foto: divulgação

 

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