19 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

História: como surgiu o primeiro caminhão?

Por André de Angelo em 20/04/2021 às 18:28
História: como surgiu o primeiro caminhão?

O que hoje é visto muitas vezes com extremo conforto e sofisticação nasceu em um contexto com condições bem diferentes

No passado, o transporte de carga era realizado pela junção do trabalho de homens e animais. Praticamente durante a maior parte da humanidade pré-revolução industrial, a profundidade de interação entre o homem e as máquinas era quase nenhuma no dia a dia.

Antes de mais nada, é preciso considerar que as invenções sempre foram grandes conquistas para as nações.

Se o debate sobre a invenção do avião ser uma criação dos irmãos Wright ou do brasileiro Santos Dumont é quente até nos dias de hoje, essa é uma questão que exige um estudo aprofundado, analisando o contexto histórico, registros e todas as informações que existem.

Por isso, ao falar sobre o primeiro caminhão do mundo, é fato que existem diversas possibilidades, e precisamos escolher uma para nos guiar.

Em 1760, deu-se início à revolução industrial, uma das maiores transformações da humanidade até hoje. Com ela, o desenvolvimento da tecnologia a vapor surgiu, e a partir daí diversas inovações foram pensadas.

Essa evolução possibilitou o surgimento do primeiro veículo auto impulsionado. Como dito anteriormente, antes desse período o transporte de carga era feito por meio de carroças, e exigia o esforço animal aliado à condução do ser humano.

Após o surgimento do motor a vapor, o trabalho não precisava ser feito por homens e cavalos, mas sim, por homens e máquinas.

A notícia que se tem hoje é que o primeiro caminhão foi criado a partir de 1770, na França, e seu nome era Fardier à Vapeur, algo que em tradução livre pode ser “Vaporizador”.

Em sua estrutura, o Vaporizador continha uma caldeira na parte dianteira, que gerava o vapor para que o caminhão pudesse se mover.

Com 3 rodas, o modelo pesava cerca de 2,5 toneladas, e permitia o transporte de 1,5 tonelada. Sua velocidade máxima inicial era de 7,8 km/h, mas acredita-se que essa marca jamais foi atingida.

Imaginar o calor, a falta de pavimentação e a demora nas viagens parece muito um cenário impensável, não é mesmo?

Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..