09 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Gincana do Caminhoneiro inspirou gincaneiro a se tornar piloto da Fórmula Truck

Por Equipe RC em 20/02/2022 às 09:45
Gincana do Caminhoneiro inspirou gincaneiro a se tornar piloto da Fórmula Truck

Atualmente, a Fórmula Truck está sendo organizada pela GT Truck e sob o comando de Gilberto Hidalgo, novo presidente da competição que retornou em 2021 com muitas novidades, como pilotos e caminhões!

O caminhoneiro/piloto Dário do Amaral Silva, natural de São Paulo, residente em Pindamonhangaba, faz parte dessa importante competição que é uma verdadeira raiz das provas de caminhões. “Essa nova versão da Fórmula Truck está dando oportunidades para caminhoneiros, donos de oficinas, frotistas, entre outros. Nela são utilizados desde os caminhões mais antigos até os mais modernos, ou traduzindo em miúdos os que estão equipados com bombas injetoras e os eletrônicos, de última geração.”

Com 22 anos de estrada, Dário do Amaral Silva desde criança acompanhava a Fórmula Truck. “Tinha um sonho de fazer parte desse mundo do automobilismo. Já corri de kart, participei de provas de arrancadas, entre outras. Depois de um tempo acabei indo para a estrada exercer a minha profissão de caminhoneiro e constitui a minha empresa de transporte.”

Hoje, Dário tem a sua própria equipe, a DAS Truck Racing. “A emoção que tenho quando estou na pista é indescritível. Estou muito satisfeito em poder conseguir conquistar os meus sonhos, represento realmente os caminhoneiros dentro das pistas dos autódromos.”

“Conheci a Gincana do Caminhoneiro a caminho de Fortaleza, CE, quando me deparei, em um posto de combustíveis, com essa competição itinerante. Fui muito bem recepcionado e pude participar em várias cidades já que a prova percorre todo o País. Confesso que foi a minha fonte de inspiração e estimulo para poder participar também da Fórmula Truck. Na verdade, foi a Gincana do Caminhoneiro que acendeu a chama dentro de mim.”

O piloto Dário dirige um Scania P124 que foi modificado e preparado para a corrida. A nova versão da Fórmula Truck vem com a visão de evitar quebras dos veículos, estimular a manutenção preventiva e baratear os custos. Gilberto Hidalgo, presidente da Fórmula Truck, pretende também fazer um trabalho social por onde a competição percorrer. Outra medida visando à sustentabilidade foi limitar as potências dos caminhões em até 750cv. “Queremos trazer o público de volta aos autódromos. Liberamos acampamento como era antigamente, ele poderá fazer o seu churrasco, levar a família e contar com a presença da população em geral da região”, comenta Dário.

A Fórmula Truck, atual, é constituída por 32 equipes, com alcance para 40 caminhões no grid de largada. Esse ano será um campeonato interestadual em três estados: São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Outra novidade: uma prova em Rivera, no Uruguai. Veja as etapas abaixo:

Publicidade
Publicidade
Aguarde..