09 de Maio de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Fique atento: vacinação contra gripe para caminhoneiros começa em maio

Por Equipe RC em 14/04/2022 às 17:49
Fique atento: vacinação contra gripe para caminhoneiros começa em maio

Como a revista Caminhoneiro já havia noticiado na matéria Profissionais do transporte são incluídos no grupo prioritário da vacinação contra a gripe em 2022, publicada no dia 19/03/2022, os caminhoneiros terão prioridade na vacinação contra a gripe. Segundo o Ministério da Saúde, esses profissionais estão na segunda etapa da campanha de vacinação, que ocorrerá entre os dias 3 de maio e 3 de junho.

Não basta cuidar somente da manutenção do caminhão, é muito importante o profissional do volante estar com a sua saúde em dia. Para se vacinarem, os caminhoneiros devem apresentar documento que comprove o exercício da função de motorista de transporte de carga. Para acelerar o processo de vacinação dos caminhoneiros, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) colocou à disposição do governo federal as 159 unidades do Sest Senat, em todo o Brasil, para serem utilizadas como pontos de vacinação.

Prevenção e transmissão do H3N2

É um vírus responsável por causar a gripe. Ele pode ser facilmente transmitido de pessoa para pessoa através de contato próximo e superfícies contaminadas. No geral, os sintomas são bem semelhantes com os outros tipos de gripe.

Os principais são:

 

- Febre alta com início agudo,

- Dor de cabeça,

- Dores articulares,

- Constipação nasal,

- Inflamação de garganta e tosse.

A doença também pode se manifestar por meio de vômito e diarreia, sendo sintomas mais comuns em crianças. Os sintomas da gripe costumam durar de 3 a 7 dias. Dependendo da gravidade, podem durar mais tempo. 

A transmissão ocorre da mesma forma que para os outros vírus respiratórios, como contato direto, saliva, secreções respiratórias e contato com superfícies contaminadas. 

As principais dicas de prevenção são:

 

- Higienizar as mãos frequentemente,

- Utilizar máscaras de proteção,

- Evitar ambientes com aglomerações e fechados,

- Não compartilhar objetos de uso pessoal,

- Tomar a vacina disponível,

- Evitar o toque nas mucosas de olhos, nariz e boca.

Publicidade
Publicidade
Aguarde..