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Fenatran 2022: confira as novidades sobre eletromobilidade no transporte

Por Equipe RC em 08/11/2022 às 10:47
Fenatran 2022: confira as novidades sobre eletromobilidade no transporte

A Fenatran começou com as empresas aproveitando o espaço para trazer grandes novidades. Atualmente, a indústria aborda o tema veículos elétricos constantemente, o que vem de acordo também com a jornada rumo à emissão zero.

Muitas empresas já possuem modelos elétricos, ao redor do mundo, e algumas já foram disponibilizadas no Brasil. Pensando na transição de combustíveis e a chegada de mais modelos elétricos no País, vamos conferir algumas novidades sobre caminhões elétricos apresentados pelas empresas.

Caminhão pesado 100% elétrico é um dos destaques da Volvo na Fenatran 

Com zero emissões, o FM Electric é um veículo para distribuição urbana e regional, com autonomia de até 300 quilômetros. Ainda não há data de início de comercialização no País, mas o modelo participará de testes com transportadores brasileiros em breve.

Disponível em 3 opções com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas, o FM Electric pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh), dependendo do tipo de aplicação a que for destinado.

Com suspensão a ar em todos os eixos, é dotado de freios de regeneração (recupera a energia quando o freio é acionado). “É uma tecnologia bastante útil e eficiente para operações urbanas, na qual as frenagens e arrancadas são constantes”, declara Alan Holzmann, diretor de planejamento de produto da Volvo Trucks na América Latina.

Ao fim da jornada diária de trabalho pode ter carregamento noturno com corrente alternada, em estações de abastecimento no pátio da transportadora. Como alternativa, podem ser feitas recargas rápidas em corrente contínua. “Os pontos de recarga são definidos em conjunto com os transportadores, de acordo com o perfil da rota, distância e peso da carga”, explica Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.

Desempenho

O FM Electric tem potência de até 490 kW (660hp). Equipado com a consagrada caixa de câmbio I-Shift, é um veículo para uma série de diferentes operações: desde o transporte de produtos industrializados, cargas refrigeradas, alimentos e bebidas, até bens de consumo e hortifrutigranjeiros, podendo ser implementado com baú ou sider, em carretas de dois ou três eixos.

Ruídos

Além de proporcionar zero emissões de gases, o novo caminhão tem baixíssimo nível de ruído, o que o torna uma excelente opção para executar tarefas urbanas e à noite, sem provocar poluição sonora e incômodo em áreas residenciais. Pode até ser utilizado em ambientes fechados como galpões e armazéns, por exemplo. Outro atributo importante é que o veículo oferece pouca vibração, garantindo um ambiente de trabalho muito mais confortável para os motoristas que passam longas horas dentro da cabine.

Com uma estimativa média de duração de oito anos, as baterias podem ter uma segunda vida de mais de 20 anos, servindo como unidades de armazenamento de energia para casas, prédios e outras instalações alimentadas por geração fotovoltaica ou eólica.

DAF mostra LF elétrico, mas aguarda estrutura para lançar o modelo no País 

A DAF Caminhões apresentou na Fenatran 2022 o LF elétrico, mas apenas como uma demonstração para o futuro. A tecnologia está disponível, no entanto, a empresa pretende introduzir a linha apenas quando o Brasil possuir infraestrutura adequada para o segmento de elétricos. 

DAF LF Elétrico

O DAF LF Electric 100% elétrico possui autonomia de 280 quilômetros e capacidade de 19 toneladas, com um motor elétrico de 260 kW (370 kW de potência de pico) que é alimentado por uma bateria de 282 kWh (252 kWh eficazes). 

O caminhão possui também um sistema de carregamento rápido e está apresentado na configuração 4×2. O LF Elétrico já está sendo entregue a clientes na Europa.

 

Iveco apresenta eDaily como foco no carbono zero 

Poucas semanas depois do lançamento na Europa, durante a IAA 2022, a eDaily elétrica é  apresentada ao público da Fenatran. A versão é um dos passos da estratégia do Iveco Group para oferecer uma gama completa de soluções de transporte sustentável para cada cliente, ao mesmo  tempo em que contribui para a meta de alcançar o carbono zero até 2040, por meio do acordo  Climate Pledge. 

A versão Battery Electric Vehicle (BEV) é alimentada por um motor traseiro com potência máxima  de 140 kW (equivalente a 190cv) e torque de até 400 Nm. Os packs de bateria, fornecidas pela FPT  Industrial, são instalados de forma modular podendo conter de uma a três packs conforme a  necessidade do cliente. Cada pack de baterias tem uma capacidade de 37 kWh, resultando numa  capacidade máxima da bateria de 111 kWh.  

A autonomia varia de acordo com a capacidade de carga do veículo e a quantidade de packs, entre  110 km a 300 km, conforme o PBT. A velocidade máxima do eDaily é de 120 km/h. 

Uma grande vantagem do eDaily é a possibilidade de carregamento diretamente de uma tomada  industrial, uma que vez o veículo já possui um carregador interno. Isso proporciona ao cliente a  flexibilidade de escolher a forma que ele prefere carregar o veículo: tomada industrial ou carregador  fast charge. 

Em modo de carga lenta (11 kW), o tempo de carregamento das baterias varia de três horas, com  uma bateria, a nove horas, com três baterias. Já no modo de carga rápida (fast charge 40 kW) o  tempo fica entre uma hora, com uma bateria, e uma hora e meia, com três baterias.

A versão exposta na Fenatran é um Daily Chassi Cabine de 7,2 toneladas de PBT com dois packs de  bateria. O line up completo contará com versões 3,5 até 7,2 toneladas nas versões chassi-cabine e  3,5 toneladas na versão furgão. 

O modelo faz parte do Brasil Natural Power, programa que contempla todas as iniciativas da IVECO  em sua nova gama de veículos movidos a combustíveis alternativos.

Caminhões VW e-Delivery ganham capacidade de carga e se tornam os maiores de seus segmento

Lançados há pouco mais de um ano no mercado nacional, os caminhões VW e-Delivery agora contam com um aumento na capacidade de carga útil de até 10%, tornando-os os maiores de seus segmentos. Também agregam pacote ainda mais tecnológico e vão estrear uma nova central multimídia, novos faróis com luzes de condução diurna (DRL, na sigla em inglês) em LED, sistema de alerta de frenagem, suporte para celular, entre outros.

A família e-Delivery conta com modelos de 11 e 14 toneladas, equipados com seis ou três módulos de bateria. Para o e-Delivery de 11 toneladas, o peso bruto total agora passa a 11.400 kg, com capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, de 6.800 kg. Isso representa um ganho de 10% e alça o caminhão elétrico ao posto de maior de seu segmento. Já o e-Delivery de 14 toneladas, está com PBT de 14.500 kg e potencial de transportar 9.300 kg, a mais elevada de sua categoria em elétricos no Brasil.

Desde sua estreia oficial no mercado, já foram produzidas mais de 350 unidades do VW e-Delivery, que vão atuar nas mais variadas aplicações. De distribuição de bebidas a transporte de combustível ou equipados com cesto aéreo, o caminhão elétrico da VW prova a versatilidade que é a marca registrada dos modelos da marca.

Caminhão Mercedes-Benz eActros é destaque na Fenatran

Apresentados anteriormente no IAA Transportation, em Hannover, na Alemanha, os modelos eActros da Mercedes já foram mostrados e, agora, estão em exposição no estande da marca durante a Fenatran 2022. O eActros não está disponível para o Brasil, e atualmente continuará sendo disponibilizado apenas na Europa.

Indicado para várias aplicações na distribuição pesada, o eActros 300 cavalo mecânico elétrico é baseado na mesma tecnologia do caminhão rígido, podendo tracionar os semirreboques europeus mais comuns, com o comprimento máximo permitido.

Assim como no eActros 300 já conhecido, a peça central tecnológica é o trem de força, um eixo rígido elétrico com dois motores elétricos integrados e transmissão de duas marchas. Os dois motores montados no eixo traseiro geram uma potência contínua de 330 kW e uma potência máxima de 400 kW.

O fornecimento direto de torque dos motores elétricos, aliado à transmissão de duas marchas, garante aceleração potente, conforto de condução impressionante e uma condução mais relaxada. Três baterias estão instaladas, cada uma com capacidade de 112 kWh. A autonomia é de até 220 quilômetros, com sistema que possibilita recuperar energia elétrica e aumentar a autonomia.

O cavalo mecânico alimentado por bateria pode ser carregado com até 160 kW. Os três conjuntos de baterias levam pouco mais de uma hora para recarregarem de 20% a 80% em uma estação de carregamento rápido CC padrão com corrente de carregamento de 400 A.

Ford E-Transit começa a ser introduzida no Brasil em programa com grandes frotistas 

Para atender a demanda por veículos eletrificados, principalmente na distribuição de grandes centros, a Ford E-Transit começa a ser introduzida no Brasil e na América do Sul este mês. Ela será oferecida em um programa para grandes frotistas para entender o tipo de uso, rotas, necessidades e padrões de recarga desses clientes, de modo a oferecer a melhor opção de negócio.  

O mesmo tipo de programa foi desenvolvido na Europa e nos Estados Unidos, onde a E-Transit já é um sucesso e domina 90% do mercado de vans elétricas. Ela é a melhor van elétrica do mercado e tem como principais vantagens o maior espaço para carga, a maior potência – incluindo tração traseira que reduz o desgaste de pneus – e o melhor rendimento energético e autonomia.

Por ter a mesma carroceria da versão a diesel, bateria instalada no assoalho e um desenho exclusivo da suspensão e da tração traseira, a E-Transit preserva o espaço para carga e a versatilidade de adaptação a diferentes aplicações. Além disso, como possui 86% menos peças de desgaste e utiliza energia elétrica, seu custo total de operação é 40% menor.  

A bateria de íons de lítio de 68 quilowatts permite uma autonomia máxima ideal de 317 km (método WLTP) dependendo da versão, ambiente e modo de uso. O seu sistema de regeneração inteligente aproveita a energia das desacelerações e frenagens para maximizar o rendimento, principalmente em uso urbano. O carregamento é flexível, em corrente alternada ou corrente contínua. Normalmente, em 11 kW CA ele leva cerca de 8 horas e, em 115 kW CC, em 35 minutos se obtém 15% a 80% da carga.  

A E-Transit será oferecida inicialmente no modelo furgão, com um conjunto de tecnologias de assistência ao motorista desenhadas para maximizar a produtividade e minimizar o risco de paradas, incluindo câmera de 360 graus, assistente de frenagem de ré, assistente de cruzamento e central multimídia com tela de 12”. O veículo faz parte do investimento global de US$ 50 bilhões da Ford em eletrificação até 2026.  

“A eletrificação é uma tendência global que começa a crescer no Brasil, alavancada pela necessidade de redução de custo operacional e da emissão de carbono. Além disso, é uma exigência que os frotistas encontram cada vez mais na contratação de investimentos”, destaca Daniel Justo. 

Sobre a Fenatran

Apresentados no primeiro dia do evento, na última segunda-feira, essas e outras novidades podem ser conferidas nos estandes das marcas na Fenatran. O evento, que começou dia 7 de novembro, acontece até a próxima sexta-feira, dia 11, no Expo São Paulo. Para mais detalhes acesse fenatran.com.br.

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