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Europa: Mercedes-Benz Trucks mostra soluções econômicas e neutras em CO2

Por Equipe RC em 22/09/2021 às 11:39
Europa: Mercedes-Benz Trucks mostra soluções econômicas e neutras em CO2

No dia 21, a Mercedes-Benz Trucks mostrou seus produtos, tecnologias e serviços, que tem o compromisso em fornecer às empresas do setor de transporte os caminhões que melhor atendam às suas necessidades, seja com sistemas de acionamento convencional ou elétrico.

Enquanto o Actros F é voltado para a interação entre eficiência e funcionalidade de custo, o luxuoso Actros L estabelece novos benchmarks no segmento premium de caminhões de longa distância.  A produção em larga escala em Wörth do eActros para transporte de distribuição de serviços pesados a partir de outubro de 2021 deverá ser seguida pela eEconic para uso municipal no segundo semestre de 2022.

O eActros LongHaul com sua gama de cerca de 500 quilômetros está programado para a produção em série em 2024, enquanto o Caminhão GenH2 com sistema de acionamento de células de combustível à base de hidrogênio deve ser lançado em 2027 e oferecerá um alcance de 1000 quilômetros ou mais. Ambos destinam-se a tornar possível o transporte rodoviário localmente neutro de CO2, mesmo para operações de transporte de longo curso.

A Mercedes-Benz está comprometida com o Acordo climático de Paris e pretende mudar seu portfólio completamente para caminhões movidos a eletricidade até 2039. Assessoria abrangente e parcerias estratégicas sobre temas como integração à frota, infraestrutura de carregamento e conexões de rede garantem ainda maior eficiência na implantação de caminhões elétricos. Serviços focados no cliente e soluções digitais para a operação da frota econômica contribuem para a otimização dos custos operacionais totais.

Com os mais recentes sistemas de assistência ao motorista, como o assistente de frenagem de emergência com detecção de pedestres, Sideguard Assist com função de frenagem ativa e Active Drive Assist para condução parcialmente automatizada, a Mercedes-Benz Trucks está constantemente se aproximando de sua visão de alcançar a condução livre de acidentes

Extensa carteira de veículos

No que diz respeito aos veículos, a Mercedes-Benz Trucks lançou recentemente dois novos modelos no segmento diesel tradicional na forma do Actros F e do Actros L, ambos atendendo a requisitos específicos do cliente em termos de funcionalidade e eficiência de custos por um lado e de alta qualidade e o melhor conforto possível para o motorista, por outro.

O eActros totalmente elétrico e localmente neutro de CO2 para transporte de distribuição pesada foi apresentado tão recentemente quanto junho de 2021 e está programado para entrar em produção em larga escala em Wörth a partir de outubro de 2021; será seguida no segundo semestre de 2022 pela eEconic para uso municipal. A partir de 2024, o eActros LongHaul estará pronto para a produção da série e 2027 verá os primeiros Caminhões GenH2 com sistema de acionamento de células de combustível à base de hidrogênio rolarem fora da linha de produção a caminho dos clientes. Ambos os veículos permitirão o transporte localmente neutro de CO2 em rotas de longa distância.

Dependendo das exigências individuais do cliente, haverá uma escolha entre sistemas de células de combustível à base de bateria e hidrogênio nos caminhões: quanto mais leve a carga e menor a distância, mais operações de bateria-elétrica serão favorecidas. Quanto mais pesada a carga e maior a distância, maior a probabilidade de a célula de combustível ser o meio de escolha.

Actros L

Disponível para encomenda em toda a Europa a partir de julho de 2021 e programado para produção em larga escala em novembro de 2021, o Actros L é o maior e mais alto veículo da linha de modelos Actros de sucesso. A cabine do motorista disponível nas variantes StreamSpace, BigSpace e GigaSpace tem 2,5 metros de largura e faz um interior excepcionalmente espaçoso.

A falta de túnel do motor significa que a cabine tem um piso plano, criando um ambiente realmente confortável. O isolamento de ruído da cabine melhor reduz o ruído indesejado e irritante para ajudar no relaxamento, especialmente nos horários de intervalo. Além disso, a posição dos assentos foi ainda mais otimizada. Os faróis LED disponíveis opcionalmente e recém-projetados têm uma intensidade de luz maior do que os faróis de xenônio e fornecem excelente iluminação da estrada – uma enorme vantagem quando se trata de segurança, especialmente no escuro ou quando a visibilidade é ruim.

Uma contribuição particularmente importante para a segurança aprimorada é feita por sistemas de assistência, como o assistente de frenagem de emergência Active Brake Assist (ABA 5) de quinta geração com detecção de pedestres, bem como por Lane Keeping Assist e MirrorCam, que substitui os espelhos principais e grandes angulares. Igualmente importantes aqui estão as opções de equipamentos, como sideguard assist com frenagem ativa (Active Sideguard Assist) ou o sistema de segunda geração Active Drive Assist (ADA 2), que permite a condução parcialmente automatizada nível 2.

As atividades e funções dos sistemas de assistência são exibidas para o motorista no cockpit multimídia fácil de usar com seus dois displays de cores formando a peça central da Interface da Máquina Humana (HMI).

Actros F

O Actros F, lançado pela Mercedes-Benz Trucks em janeiro de 2021, destina-se a transportadores que buscam adicionar um caminhão funcional às suas frotas. Esses clientes estão conscientemente optando por um veículo comercial com a estrela de três pontas, mas não precisam necessariamente de todas as inovações presentes na geração actros mais recente. Eles querem um caminhão com uma relação preço-desempenho atraente e o autêntico DNA da Mercedes-Benz Trucks.

Disponível em 17 designações de modelos diferentes, o Actros F é ideal para operação em transportes clássicos e regionais, particularmente como um veículo de troca, caminhão de lixo ou transporte de silo. A cabine recém-projetada nas variantes StreamSpace ou BigSpace com sua altura de túnel de motor de 2,5 metros e 120 mm oferece excelente espaço para sua classe e fornece ao motorista uma baixa entrada e saída usando apenas três passos.

Os destaques dos equipamentos opcionais incluem o cockpit multimídia e o sistema inteligente de controle de cruzeiro e controle de transmissão Predictive Powertrain Control. Em termos de segurança, o Actros F é equipado de série com o sistema de frenagem de emergência de quinta geração Active Brake Assist (ABA 5) e o Lane-Keeping Assist com detecção de pedestres e ciclistas.

 eActros

Mesmo no que diz respeito aos mais sofisticados caminhões diesel clássicos, os desenvolvimentos no setor de veículos comerciais estão indo cada vez mais na direção dos sistemas de acionamento elétrico. A este respeito, a Mercedes-Benz Trucks está totalmente comprometida com a meta de alcançar localmente o transporte rodoviário neutro de CO2 usando a tecnologia de célula de combustível baseada em bateria e hidrogênio.

A empresa está comprometida com o objetivo do Acordo de Paris de descarbonizar o setor e pretende mudar completamente seu portfólio europeu de produtos para caminhões movidos a eletricidade até 2039.

O primeiro passo foi dado pela eActros, projetada para o transporte de distribuição pesada, que celebrou sua première mundial no final de junho de 2021, tendo sido amplamente testada por clientes na Alemanha e em outros países europeus por dois anos como parte da "frota de inovação eActros".

No coração tecnológico do eActros está a unidade de acionamento com dois motores elétricos integrados, juntamente com uma transmissão de duas velocidades. Ambos os motores proporcionam um conforto de passeio impressionante e uma ótima dinâmica de veículos, enquanto a unidade elétrica silenciosa e livre de emissões significa que o caminhão também pode ser usado para entregas noturnas e entrada em cidades do interior com proibições de dirigir para veículos a diesel. Dependendo da versão, o eActros retira sua energia de três ou quatro baterias – cada uma com capacidade de cerca de 105 kWh[1]. A capacidade máxima de 420 kWh[2] permite que alcances de até 400 quilômetros[3]. O eActros pode ser carregado com até 160 kW: as três baterias precisam de pouco mais de uma hora para carregar de 20 a 80% em um ponto de carregamento rápido DC normal com uma corrente de carregamento de 400 A[4] .

Um display no cockpit multimídia interativo padrão do eActros mantém o motorista atualizado sobre o nível de carga das baterias e o restante, bem como o consumo de energia atual e médio em kWh por 100 quilômetros. O equipamento de segurança padrão inclui o sistema externo de alerta de veículos acústicos para melhor detecção acústica, por exemplo, por pedestres e ciclistas, sem mencionar o sistema Sideguard Assist S1R para maior segurança ao desligar para o lado próximo, e o Active Brake Assist de quinta geração com detecção de pedestres.

 eEconic

O próximo marco no portfólio de veículos elétricos da Mercedes-Benz Trucks será a série eEconic, prevista para o segundo semestre de 2022. Testes intensivos ainda estão em andamento no momento, após o qual o veículo passará para testes práticos com os clientes. Um cliente já optou pelo eEconic.

A Urbaser A/S (Dinamarca), empresa atuante no setor de gestão de resíduos na Dinamarca, já fez um pedido para onze veículos. As principais especificações técnicas do eEconic são em grande parte idênticas às dos eActros. A eEconic como coleta de lixo foi projetada para cobrir a grande maioria das rotas típicas de coleta de lixo operadas por um Econic em um único turno sem carregamento intermediário. O propulsor elétrico permite que um piso de cabine nivelado seja implementado – isso facilita a movimentação através da cabine e é particularmente vantajoso quando o motorista deseja deixar o veículo através da porta dobrável do lado do co-motorista, bem fora do caminho do tráfego. Um upgrade significativo em relação ao Econic convencional vem na forma do moderno e intuitivo cockpit multimídia.

Outro destaque do equipamento é o vidro panorâmico, e o para-brisa thermocontrol revestido e aquecido também evita a neblina dependente do tempo da tela, melhorando assim a visão da estrada ao redor do veículo. A tela também impede que o interior da cabine aqueça à luz solar. Grande benefício de segurança no tráfego urbano: De série, a eEconic possui Sideguard Assist S1R e o assistente de frenagem de emergência Active Brake Assist de 5ª geração. A eEconic comemora sua estreia na exposição IFAT 2022 em Munique.

 eActros LongHaul e o Caminhão GenH2

 Além do transporte de distribuição e das operações municipais, a Mercedes-Benz Trucks também está comprometida com o uso de conceitos alternativos de acionamento para distâncias mais longas. Por exemplo, o eActros LongHaul elétrico de bateria, programado para entrar em produção em 2024, foi projetado para cobrir viagens regulares em rotas planáveis com um alcance de cerca de 500 quilômetros com apenas uma carga de forma eficiente em termos de energia. Uma nova geração de caminhões com um sistema de acionamento baseado em células de combustível e hidrogênio está a caminho na forma do Caminhão GenH2. Os transportadores devem poder usar o veículo para viagens flexíveis e exigentes de até 1000 quilômetros e mais sem a necessidade de parar e reabastecer.

O desempenho do veículo é comparável ao de um caminhão diesel convencional graças ao uso de hidrogênio líquido, que tem uma densidade energética muito maior do que o hidrogênio em forma gasosa. Após testes intensivos do protótipo desenvolvido que está sendo realizado pela Mercedes-Benz Trucks a partir de abril de 2021, os primeiros testes na estrada aberta devem começar antes do final do ano. Os testes com clientes estão agendados para 2023 e a partir de 2027 os primeiros Caminhões GenH2 produzidos em série serão entregues aos clientes.

 Ofensiva de hidrogênio

Além dos caminhões elétricos a bateria, a Mercedes-Benz Trucks vê caminhões elétricos com sistemas de acionamento de células de combustível à base de hidrogênio como uma tecnologia chave para o transporte neutro de CO2 do futuro. Para promover o desenvolvimento dessa tecnologia, em março de 2021 a Daimler Truck AG criou a joint venture de células de combustível "celcêntrico" com o Grupo Volvo.

É a ambição da célula centrada para se tornar um dos principais fabricantes mundiais de sistemas de células de combustível. Por isso, a empresa planeja estabelecer uma das maiores operações para a produção em massa de sistemas de células de combustível na Europa. A produção está prevista para começar em 2025. Sobre os caminhões de células de combustível, o acordo de colaboração alcançado pela Daimler Truck AG com a Shell New Energies NL B.V. (Shell) em maio de 2021 também merece uma menção aqui. Os dois parceiros planejam criar uma infraestrutura de tanques de hidrogênio e lançar caminhões de células de combustível na Europa.

Foto: Divulgação

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