Ergonomia e produtividade: como trazer mais conforto para a cabine de caminhão e melhorar as viagens?

0
69

Muitas vezes ignorado, o conforto do motorista dentro da cabine de caminhão pode fazer toda a diferença durante uma longa viagem. Por isso, algumas atitudes podem transformar uma viagem tediosa e cansativa em uma experiência mais prazerosa e agradável.

E os reflexos dessa mudança são muitos: desde doenças que podem ser evitadas até uma proatividade durante o trabalho, o que pode evitar alguns problemas como a falta de atenção na estrada.

Mas como fazer com que tudo isso funcione de uma forma mais positiva e eficiente? A responsável por elaborar essas técnicas e melhorar o trabalho de um caminhoneiro é a ergonomia.

Mas o que é ergonomia?

A ergonomia é justamente o conjunto de práticas capazes de potencializar a interação do homem com a máquina, nesse caso o caminhão. Dessa forma, são oferecidos meios para o trabalhador desempenhar seu papel da melhor forma possível e cumprir com seus objetivos.

As cabines para caminhões com o tempo passaram a ser idealizadas cada vez mais com um foco na ergonomia e na praticidade do caminhoneiro. Muitas marcas já possuem profissionais especializados no assunto, que com o tempo desenvolveram locais maiores, com menos ruídos e que sejam realmente adequados para um motorista. Mas é possível melhorar essas condições ainda mais.

Mas será que tudo isso irá custar muito dinheiro? Na verdade não! São algumas ações bem simples e que podem trazer ótimos resultados. Vamos ver:

1. Evite refeições dentro da cabine

Claro que se alimentar da forma correta será  durante as viagens é muito importante. Esse hábito poderá manter o caminhoneiro em suas melhores condições. Além disso, comer de três em três horas é uma prática saudável e que deve ser tomada não só pelos motoristas, mas por todos.

Apesar disso, por mais atenção que se tome, acidentes com comidas são extremamente comuns. E é claro, restos de comidas podem trazer tanto um cheiro desagradável como também insetos e outras características negativas que podem atrapalhar a performance na estrada do motorista.

2. Invista em conforto dentro da cabine

Para que um motorista de caminhão tenha uma melhor produtividade no trabalho, é importante que ele se sinta confortável. Afinal, o veículo é quase como uma casa, e mantê-lo aconchegante é importante para causar uma sensação mais positiva.

Não há dúvidas de que o conforto é uma premissa para a produtividade. Por isso, investir em almofadas, pequenas geladeiras e coberturas para volante ou qualquer outro produto desse tipo pode fazer toda a diferença para manter a tranquilidade do motorista e estimulá-lo durante suas viagens.

3. Mantenha a cabine limpa

Organizar o espaço da cabine também pode ser importante para uma melhor experiência. Além de manter vidros, tapetes e o acolchoado higienizados, é válido também guardar roupas e pertences pessoais nos locais adequados.

Vale também manter um pequeno estoque com sacos de lixo. Afinal, muitos motoristas guardam diversos papéis desnecessários que não são jogados fora exatamente pela falta de um local adequado para isso.

O motivo de tudo isso

Os caminhoneiros naturalmente costumam passar muitas horas sentados em uma mesma posição durante o dia a dia. Por isso, é comum sofrer com doenças e diversos desconfortos, seja nas costas ou nas pernas. Essas dores, se forem continuadas por muito tempo podem evoluir até um quadro ainda mais grave, capaz de prejudicar a saúde do motorista de forma permanente.

Além disso, o caminhoneiro não pode se sentir mal e desconfortável no seu local de trabalho. Nesse caso, é necessário investir em objetos que proporcionem mais qualidade para suas viagens, como por exemplo uma caixa térmica, um pequeno microondas portátil, etc.

Gostou do conteúdo? Tema alguma outra dica para melhorar o conforto na cabine de caminhão? Comente e ajude outros caminhoneiros a tornarem suas viagens ainda melhores.

Leave a reply

Mais notícias