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Entrevistamos Marcus Vinícius de Almeida, diretor de Operações da Polícia Rodoviária Federal

Por Graziela Potenza em 28/01/2024 às 06:27
Entrevistamos Marcus Vinícius de Almeida, diretor de Operações da Polícia Rodoviária Federal

Na seção "Preto no Branco" da edição n. 407, Marcus Vinícius Silva de Almeida, diretor de Operações da Polícia Rodoviária Federal, compartilha insights valiosos sobre as táticas utilizadas pelos criminosos E detalha as estratégias adotadas pela PRF. Confira:

Revista Caminhoneiro - Como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identifica e monitora áreas de alto risco para roubo de cargas no Brasil? 

Marcus Vinícius Silva de Almeida - A PRF identifica e monitora as áreas de alto risco para roubo de cargas no Brasil via mapeamento dos Boletins de Ocorrências Policiais, registrados junto à PRF. Nesse sentido, é extremamente importante que ocorra esse registro pelos profissionais vitimados por essa modalidade de crime.

Revista Caminhoneiro - Quais são as principais táticas utilizadas pelos criminosos no roubo de cargas e como a PRF está trabalhando para combatê-las? 

Marcus Vinícius Silva de Almeida - As principais táticas consistem na abordagem dos veículos de transporte de carga, em movimento ou parados (principalmente pernoite), rendendo os condutores mediante ameaça e uso de arma de fogo, mantendo os condutores em cárcere privado enquanto realizam o transbordo da carga. Nessas ações são utilizados equipamentos conhecidos como jammer que bloqueiam o sinal de rastreadores e celulares.

Revista Caminhoneiro - Pode nos falar sobre a dimensão do problema do roubo de cargas no Brasil? Houve alguma mudança na incidência deste tipo de crime nos últimos anos?

Marcus Vinícius Silva de Almeida - A problemática do roubo de cargas no Brasil gera um grande impacto econômico em decorrência dos prejuízos causados, tornando-se um grande desafio enfrentado pelos profissionais que atuam no transporte de bens e mercadorias no país, pois requer ações preventivas para minimizar os riscos existentes nessa atividade. 

Revista Caminhoneiro - Quais são as principais rotas de risco para o transporte de cargas no Brasil? 

Marcus Vinícius Silva de Almeida - Conforme análise do primeiro quadrimestre de 2023, os estados mais impactados pela ação de roubo de carga em rodovias federais são Minas Gerais, Rio de Janeiro. Paraná, São Paulo, Pernambuco e Bahia.

Revista Caminhoneiro - Como a PRF trabalha em conjunto com outras forças de segurança para combater o roubo de cargas? 

Marcus Vinícius Silva de Almeida - Alguns estados reúnem órgãos de segurança pública para atuar em força-tarefa, de forma permanente, com o objetivo de combater o roubo de cargas. 

Revista Caminhoneiro - Quais são as principais consequências do roubo de cargas para a economia e para a sociedade brasileira? 

Marcus Vinícius Silva de Almeida - Uma das principais consequências do roubo de carga para a economia consiste no aumento dos gastos com este tipo de transporte, uma vez que as empresas ligadas ao setor buscam assegurar a integridade da carga com medidas que implicam aumentos dos custos e oneram o consumidor final. 

Revista Caminhoneiro - Pode nos dar exemplos de operações bem-sucedidas contra o roubo de cargas realizadas pela PRF recentemente? 

Marcus Vinícius Silva de Almeida - Operação Nova Era - atuação conjunta entre PRF, PCMG e PMMG destinada ao combate de roubos de cargas e crimes correlatos na BR 116 e na BR 251. Na ocasião foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão no distrito de Tancredo Neves, conhecido como Cariri, pertencente ao município de Cachoeira de Pajeú, região Nordeste de Minas. Durante as buscas os policiais apreenderam roupas, fogões e dinheiro, sendo ainda duas pessoas presas em flagrante. Os alvos da operação teriam envolvimento com crimes de furtos e roubos de cargas, além de receptações de diversos materiais de caminhões que transitavam pelas BRs 116 e 251. 

  • Operação conjunta entre PRF, PCGO, PMGO, PCMG e PMMG desencadeada para combate ao roubo e recuperação de carga de defensivos. Após o rápido e eficiente compartilhamento de informações entre as forças de segurança, logrou-se êxito, ao intensificarem as diligências com o objetivo de recuperar uma carga de defensivo agrícola roubada em Jataí/GO. As equipes da PRF de MG, após tomarem ciência das informações sobre o roubo e os veículos utilizados, conseguiram abordar dois caminhões envolvidos no crime enquanto trafegavam pela rodovia BR-364, próximo a Frutal/MG. Em um dos veículos, estava a carga de defensivo agrícola avaliada em R$ 3.000.000,00, que havia sido roubada horas antes na cidade de Jataí/GO. Os infratores da lei envolvidos no roubo, quando perceberam o cerco policial, abandonaram os veículos e fugiram para a mata situada às margens da rodovia. 
  • Força-tarefa entre PRF, PCRJ e PMRJ prendeu em flagrante, em Duque de Caxias, integrantes de Organização Criminosa com atuação em roubo de carga. Uma força-tarefa entre a Polícia Rodoviária Federal, a Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC/PCERJ), a 21ª Delegacia de Polícia Civil e a Polícia Militar (SIA/CPP) prendeu, na BR-040, próximo ao acesso à Linha Vermelha, um suspeito conhecido pela atuação em roubos de cargas e pelo assassinato de um policial no estado do Rio de Janeiro.

O suspeito estava em um veículo de luxo que passou em alta velocidade pelo trecho, ignorando ordens de parada e efetuando disparos contra as equipes policiais. Os agentes revidaram a agressão durante a perseguição. 

Revista Caminhoneiro - Quais são os desafios enfrentados pela PRF na prevenção e combate ao roubo de cargas? 

Marcus Vinícius Silva de Almeida - Extensa malha viária; utilização de equipamentos para bloqueio dos mecanismos de rastreamento e alarme; e ausência de postos da PRF em determinados trechos.

Revista Caminhoneiro - Quais as recomendações da PRF para os caminhoneiros e as empresas de transporte de cargas para minimizarem o risco de roubos? 

Marcus Vinícius Silva de Almeida – Grazi, vou mencionar algumas que acho importantes: 

  • Utilização da tecnologia para minimizar os riscos, como rastreador veicular para monitoramento da carga; 
  • Planejar o itinerário a fim de evitar rotas de risco bem como horários de risco;
  • Não reagir à abordagem criminosa, tendo em vista o alto índice de violência empregada para consumação do delito; 
  • Estabelecer locais seguros, como postos homologados, para pernoitar/descansar; 
  • Comunicar à PRF casos de roubo tentado ou consumado.

Revista Caminhoneiro - Quais são as principais medidas que a PRF está adotando para reduzir a incidência do roubo de cargas no futuro? 

Marcus Vinícius Silva de Almeida - O trabalho da PRF é feito de forma preventiva, intensificando o policiamento ostensivo nos trechos com maior incidência de roubo, e colaborativa, através da integração com outras forças de segurança.

Foto: Divulgação

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