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Entrevistamos Marcio Querichelli, presidente da IVECO América Latina

Por Graziela Potenza em 19/01/2024 às 14:07
Entrevistamos Marcio Querichelli, presidente da IVECO América Latina

Na tradicional seção "Preto no Branco" da edição 408, a revista Caminhoneiro entrevistou com exclusividade Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, que falou dos avanços da empresa no mercado de caminhões e as estratégias para se destacar na indústria.

Revista Caminhoneiro - Como você descreve a posição atual da IVECO na indústria de veículos comerciais na América Latina?

Marcio Querichelli - A IVECO está seguindo seu plano de crescimento sustentável, estabelecido em 2020 e iniciado durante a pandemia. Nesse período, estamos realizando um investimento significativo de R$ 1 bilhão na operação da IVECO na América Latina, até 2025, em diferentes frentes, como por exemplo no desenvolvimento de novos produtos, como o S-Way, a nova Daily e veículos a gás, entre outros. Os resultados já estão sendo bastante positivos, tanto no Brasil, apesar da situação política e econômica e da queda no mercado, quanto na Argentina, levando em consideração as turbulências que possivelmente enfrentaremos nos próximos meses devido às eleições, que afetam todos os setores de negócios no país. Além disso, continuamos exportando para outros mercados da América Latina, como Chile, Peru e Colômbia. É importante ressaltar que, quando se trata da América Latina, outros grandes mercados incluem Brasil, Argentina e México. Como resultado de todas as nossas ações, desenvolvemos novos distribuidores e parceiros de negócios.

Revista Caminhoneiro - No Brasil, como está a IVECO no mercado de caminhões?

Marcio Querichelli – Grazi, tivemos um crescimento significativo de participação no Brasil. Em 2019, nosso market share era de 5,6% antes de implementarmos o plano mencionado anteriormente. Atualmente, temos mais de 10% de participação. O mês de junho foi o melhor da história da IVECO com 13% de market share. De janeiro a junho tivemos 10,3% de market share. Esse resultado se deve ao fato de estarmos crescendo em todos os segmentos, como no de veículos leves com a nova Daily, que é fantástica, e estamos com praticamente 40% de participação no segmento de chassi-cabine. Outros produtos de destaque, agora no segmento de veículos médios, são os nossos Tector. Lançamos o Tector de 9 e 11 toneladas em 2019, cuja participação anterior era zero, pois não tínhamos caminhões disponíveis nessa faixa de toneladas. No mês de junho, já alcançamos mais de 20% de participação, o que representa uma curva crescente. O próximo segmento abrange os semipesados, onde também temos uma participação positiva com os veículos Tector. Agora, o grande desafio é o setor de veículos pesados, onde introduzimos o S-Way. Chegamos para competir de maneira agressiva.

Revista Caminhoneiro - O executivo falou sobre o mercado de pesados. A IVECO lançou o S-Way em um mercado altamente competitivo. O que podemos esperar do novo caminhão IVECO?

Márcio Querichelli - Com certeza. Em termos de produto, tecnologia e posicionamento, o S-Way foi desenvolvido para competir no topo dos caminhões pesados no Brasil e na América Latina. Para isso, estamos realizando um planejamento abrangente visando alcançar a liderança em todos os segmentos, especialmente no de pesados. Sabemos que isso levará tempo, mas é a nossa meta.

Revista Caminhoneiro - Qual é a estratégia da IVECO para atingir esse objetivo?

Márcio Querichelli – Grazi, a estratégia é ter pelo menos um caminhão nos principais transportadores do Brasil, principalmente nos rodoviários. Tenho certeza de que quando o cliente receber o S-Way, testá-lo e realizar os cálculos de TCO - Total Cost Of Ownership (Custo Total de Propriedade), não haverá dúvida de que será a melhor decisão de compra. Naturalmente, esse é um processo que demanda tempo, desde a produção até a colocação em operação, e até que o cliente perceba essas vantagens. Apesar de o Hi-Way ter sido bastante competitivo, o S-Way entra em um patamar completamente diferente. É um novo caminhão que traz todas as tecnologias para tornar o negócio do cliente lucrativo.

Revista Caminhoneiro - Quais são os principais desafios que a IVECO enfrenta atualmente no mercado nacional?

Marcio Querichelli – Falando especificamente do Brasil, este ano enfrentamos uma queda significativa no mercado devido à situação econômica do país, principalmente em relação às taxas de juros que não têm diminuído desde agosto de 2022. Atualmente, é extremamente difícil operar e fechar o ciclo de produção e vendas, pois os fretes não estão compatíveis com os altos encargos devido às taxas de juros elevadas. Neste momento, percebemos um bloqueio generalizado que precisa ser urgentemente resolvido. No entanto, Grazi, temos expectativas positivas de que as taxas de juros diminuam a partir da próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central). A notícia da ata do Copom foi positiva, pois aumentou a probabilidade de redução dos juros, proporcionando um horizonte mais promissor.

Revista Caminhoneiro - Como a IVECO está trabalhando para construir relacionamentos fortes com seus clientes?

Marcio Querichelli – Temos clientes em todos os setores, já que disponibilizamos uma gama de produtos em todos os segmentos. Eu diria que a postura da IVECO hoje é muito voltada para os clientes, buscando estar próxima deles, principalmente por meio das nossas ações de pós-vendas e da rede de concessionários. Recentemente, fomos consagrados pelo terceiro ano consecutivo como a melhor marca de caminhões em atendimento ao cliente com o Prêmio Consumidor Moderno, considerado o "Oscar" no setor de pós-venda. Também avaliamos constantemente nosso principal indicador de pesquisa de satisfação dos clientes, o NPS, no qual temos ficado em primeiro ou segundo lugar em todas as pesquisas nos últimos três anos. Além disso, por meio de nossa rede de concessionários, promovemos diversas campanhas e ações em prol do cliente.

Revista Caminhoneiro – Falando em ações para os clientes, é verdade que o executivo vai até a sede do cliente?

Marcio Querichelli - É verdade e isso faz parte do meu perfil. Eu gosto muito de estar próximo dos clientes. Portanto, tenho visitado pessoalmente muitos deles. No mês de julho, por exemplo, passarei uma semana em Mato Grosso. Levaremos o nosso S-Way para que eles possam ter a experiência e comparar os produtos antes de tomar uma decisão.

Revista Caminhoneiro - Qual é a importância da área de serviços, do relacionamento com os concessionários e da conectividade no momento atual para o setor de caminhões?

Marcio Querichelli – Houve uma grande evolução na forma como a marca se relaciona com o cliente no pós-venda. Temos uma postura muito proativa em entender suas necessidades, buscando satisfazê-los e antecipar essas necessidades. Medimos o nível de qualidade do pós-venda por meio do percentual de falhas durante determinado período, e isso tem evoluído ao longo do tempo. O nível de qualidade que tínhamos no passado é muito diferente do que temos hoje, posso dizer que estamos no estado da arte. Os lançamentos dos produtos Euro 6 já chegam com um patamar de qualidade superior. Na nossa área de desenvolvimento em Sete Lagoas, MG, temos mais de 300 engenheiros. Revolucionamos o processo de validação do produto, garantindo que cada veículo que comercializamos seja produzido com alto nível de qualidade e capaz de atuar nas diversidades do país. Reconhecemos que o caminhoneiro vive dentro do veículo e precisa ter um caminhão confiável em mãos. Isso é garantido por um pacote tecnológico de ponta, como o IVECO ON, que oferece um novo pacote de serviços integrados e soluções de transporte para ajudar a tornar o negócio do transportador mais competitivo, lucrativo, sustentável e fácil de gerir. Além disso, a IVECO também criou a sala de controle (Control Room) em seu complexo industrial em Sete Lagoas (MG), onde os veículos da linha S-Way, 100% conectados, são monitorados por meio do sistema de telemetria. Isso permite que qualquer falha ou indicação de problemas seja prontamente identificada, e o concessionário mais próximo é acionado, elevando o controle da operação do cliente. É importante ressaltar que o sistema de telemetria da IVECO é compatível com outros sistemas do mercado, o que é positivo para os frotistas que trabalham com várias marcas em suas frotas.

Revista Caminhoneiro – O que você pode nos dizer sobre a atuação da IVECO no campo da diversidade?

Marcio Querichelli – Grazi, nossa atenção é total. Recentemente, inauguramos a Escola  IVECO, em parceria com o Senai, onde formamos uma turma composta exclusivamente por mulheres. Essa iniciativa faz parte do nosso compromisso em promover a diversidade. A Escola IVECO foi criada com o objetivo de oferecer capacitação em competências técnicas e comportamentais relevantes para a formação de profissionais tanto para o Iveco Group quanto para o mercado de trabalho em Sete Lagoas e região. Se você visitar as plantas de Sete Lagoas e Córdoba, na Argentina, encontrará um grande número de mulheres trabalhando conosco em diferentes áreas de atuação.

Revista Caminhoneiro – Já que estamos falando sobre mulheres no setor de transportes, qual é a sua opinião sobre as caminhoneiras?

Marcio Querichelli – A IVECO valoriza muito as caminhoneiras e sempre pensa nelas ao desenvolver um produto. As pesquisas indicam que as mulheres são mais cautelosas, prudentes e cuidadosas ao volante. É impressionante ver o protagonismo crescente das mulheres no setor de transporte. A tecnologia dos veículos hoje oferece mais conforto para elas. A curva está em ascensão. O nível de cuidado, atenção e desempenho delas é muito interessante e pode ser medido através da telemetria.

Revista Caminhoneiro – Em relação aos caminhões a gás, quais são os planos?

Márcio Querichelli – Estamos em contato com as empresas desse segmento que estão expandindo seus negócios de gás, juntamente com os principais produtores e distribuidores de gás no Brasil. A tecnologia de propulsão a gás é, a princípio, uma transição entre o diesel e o elétrico, mas a disponibilidade e os projetos de infraestrutura no Brasil parecem ser bastante promissores, indicando que essa tecnologia pode perdurar por 30, 40 ou 50 anos. No Brasil, a geração e extração de gás e biometano estão em ascensão. Portanto, ao invés de ser uma tecnologia de transição, a propulsão a gás provavelmente se tornará uma tecnologia forte, e poucas montadoras possuem a tecnologia necessária para isso. A IVECO desenvolveu essa tecnologia desde o início, e na Europa somos líderes de mercado nesse segmento, com 60% de participação. Já adaptamos o novo veículo a gás para estradas e aplicações brasileiras e estamos prontos para iniciar a produção em larga escala dos veículos GNV (gás natural veicular), em uma primeira etapa, e posteriormente do GNL (gás natural liquefeito). Já comercializamos 50 unidades para o mercado do Chile e estão indo muito bem. É uma história de sucesso e a IVECO é pioneira e continua investindo em veículos a gás, sem deixar de lado os veículos elétricos, como a eDaily e o ônibus elétrico E-Way.

Revista Caminhoneiro – Como a IVECO se relaciona com os caminhoneiros?

Marcio Querichelli – O motorista é a peça-chave de tudo. Ficamos muito felizes quando eles estão satisfeitos e gostam de estar em seus caminhões. O feedback que recebemos é essencial. O caminhoneiro é o coração do negócio, pois no final do dia ele decide se gostou ou não do caminhão. Ele precisa estar feliz e satisfeito para ter um desempenho superior e, é claro, desfrutar de dirigir um veículo novo. Todos querem experimentar um S-Way agora. Temos um relacionamento muito saudável com os caminhoneiros e quando eles conhecem como o veículo é produzido, dando sugestões para o desenvolvimento do S-Way, por exemplo, ficamos sabendo de suas reais necessidades. 

Revista Caminhoneiro – Deixe uma mensagem para nossos seguidores.

Marcio Querichelli – Compartilho com vocês a minha imensa satisfação diante de tudo o que está ocorrendo em nossa empresa e com a nossa marca. É uma verdadeira conquista vermos a confiança depositada pela matriz em nosso trabalho, reconhecendo que a América Latina é uma região de enorme potencial e crescimento. Aproveito também para parabenizar a todos da IVECO que contribuem para construir essa nova trajetória.

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