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DPVAT: Caixa pagou mais de R$ 1,8 bi em indenizações; saiba como solicitar

Por Equipe RC em 06/04/2023 às 12:41
DPVAT: Caixa pagou mais de R$ 1,8 bi em indenizações; saiba como solicitar

Banco dará continuidade ao processo de gestão dos recursos e pagamento das indenizações até 31 de dezembro deste ano

A Caixa pagou mais de R$ 1,8 bilhão para cerca de 510 mil pedidos de indenizações às vítimas de acidente de trânsito desde que assumiu a gestão do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), em 2021. De acordo com a Lei 14.544/23, promulgada no dia 5, o banco continuará assegurando à população o acesso ao benefício.

Do total de pagamentos feitos pela Caixa entre janeiro de 2021 e março de 2023, 23,4% foram relativos a acidentes que resultaram na morte da vítima, 62% foram para indenização de invalidez permanente e 14,6% para o custeio de despesas médicas.

Em todo esse período, os três estados que realizaram mais solicitações foram São Paulo, com 86 mil pedidos de indenizações, seguido de Minas Gerais e Ceará, com 59 mil e 38 mil solicitações, respectivamente.

Outro ponto é que 76% dos pedidos de indenização são relativos a acidentes que envolvem motocicletas.

Nos casos de morte e invalidez permanente, o valor das indenizações é de até R$ 13.500. As despesas médicas e hospitalares são reembolsadas em até R$ 2.700, considerando os valores gastos pela vítima em seu tratamento.

Como solicitar a indenização

O acesso ao DPVAT é gratuito. Com o aplicativo DPVAT Caixao atendimento às solicitações de indenização é 100% digital. O app permite o envio de documentos e o acompanhamento do pedido.

Após fazer o download, o usuário deve se cadastrar no login Caixa. Caso já tenha cadastro em outros apps da Caixa, como Habitação, FGTS e Caixa Tem, a senha de acesso é a mesma. Ao clicar em “Quero solicitar minha indenização DPVAT”, o usuário deverá informar os dados do acidente, preencher as informações da vítima e enviar a documentação necessária.

O andamento do pedido de indenização pode ser realizado pelo aplicativo e também pela Central de Atendimento 0800 726 0207 (opção 8, depois 1). No app, no campo “Acompanhar minha solicitação”, os usuários podem verificar, por exemplo, a existência de documentos pendentes e a liberação do pagamento da indenização, se for o caso, além de receber notificação por push a cada atualização do status do pedido.

A Caixa realiza o pagamento da indenização por meio de Conta Poupança Social Digital, no Caixa Tem, em nome da vítima ou de seus beneficiários no prazo de até 30 dias.

Documentação

Para todos os tipos de indenização, alguns documentos são obrigatórios, como documento de identificação pessoal (RG, CNH, CPF), comprovante de residência e o boletim de ocorrência do acidente.

Há ainda documentos específicos para cada tipo de indenização, como certidão de óbito para indenização por morte; boletim de atendimento médico para as modalidades de invalidez permanente e de reembolso de despesas de assistência médicas e suplementares (DAMS).

Após receber a documentação do solicitante, a Caixa pode exigir laudo de perícia médica em alguns casos. A lista completa de documentos está disponível no site da CAIXA.

Outras informações também podem ser encontradas pelo telefone 0800 726 0207, opção 8.

Foto: divulgação 

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