26 de Abril de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Curso de direção defensiva ajuda na Segurança no Transporte de Carga

Por Revista Caminhoneiro em 30/06/2016 às 19:07
Curso de direção defensiva ajuda na Segurança no Transporte de Carga

Além de ser uma medida de prevenção, o curso de direção defensiva alerta o motorista sobre a legislação vigente

Cada modelo de caminhão está apto a carregar certo tipo de carga e, claro, cada produto que será transportado deve ter cuidados específicos quando está em trânsito. Para que o caminhoneiro, o veículo e toda a carga chegue ao destino em segurança e de forma legal, nada melhor do que um curso de direção defensiva para estar ciente das melhores práticas na rodovia. Para mostrar como o curso pode ajudar, vamos falar um pouco sobre as especificações de carga e de caminhões.  Quais são os principais tipos de carga? Carga Geral São cargas que precisam de uma embalagem específica. Elas podem ser classificadas como:
  • Soltas - Caixas de papelão, ou madeira, fardos, tambores, etc.
  • Unitizadas - Materiais embalados, ou não, que são acomodados de tal forma que se faz uma unidade, pronta para ser movimentada e armazenada por meios mecânicos.
Carga a Granel Consiste na carga seca, ou líquida, que é embarcada e transportada sem marca de identificação, contagem de unidades e acondicionamento. Um exemplo é o petróleo. Carga Frigorificada Toda carga que precisa ser refrigerada, ou congelada, para o transporte. Neo Granel Veículos são um exemplo de cargas neo granel, pois são transportados em lotes, não precisam de acondicionamento e permitem um único embarque. Transporte de produtos perigosos Esse é um tópico que merece bastante atenção, pois o carregamento de produtos perigosos precisa estar de acordo com as recomendações das Nações Unidas, que se baseia no tipo de risco que é apresentado. Substâncias venenosas, líquidos inflamáveis e explosivos são alguns dos exemplos desses produtos. O Independentemente da carga que se transporta, um curso de direção defensiva é muito bem-vindo, pois trará noções sobre a legislação do trânsito de forma mais detalhada e atualizada, além de instruir os participantes quanto à conduta adequada no transporte para evitar acidentes. Para cada carga, um tipo de caminhão Como se sabe, as cargas descritas acima devem ser embarcadas em compartimentos adequados a cada necessidade. É válido ressaltar quais são os principais modelos de caminhões. Caminhão monobloco - Transporta até 23 toneladas Carreta - Pode carregar cargas secas e líquida, maquinários e veículos, dependendo do tipo do semirreboque (unidade de tração de carga). Porta-contêiner - Como o nome sugere, é destinado ao transporte de contêiner. Bitrens - Veículos articulados que possuem dois semirreboques e tem capacidade para até 40 toneladas. Treminhões - Veículos articulados que podem carregar até 50 toneladas. E mais uma vez o curso de direção defensiva pode ser recomendado, pois é preciso muita cautela e habilidade para conduzir veículos de porte grande, principalmente os articulados, cujo peso é maior. Onde fazer um curso de direção defensiva? Os Centros de Formação de Condutores oferecem o curso, mas é válido também buscar informações no Detran de seu estado, pois algumas unidades disponibilizam cartilhas e até mesmo o próprio curso de direção defensiva, como é o caso do Detran do Rio de Janeiro. É claro que a prática diária nas estradas já traz muito aprendizado. Porém, é sempre válido relembrar quais atitudes são esperadas de um condutor precavido e também verificar as atualizações na legislação, para não ser pego de surpresa. Quer falar mais sobre a importância do curso de direção defensiva? Deixe um comentário logo abaixo.  Referências Bibliográficas Natureza de carga. Fiesp 5 dicas para transporte de produtos perigosos. Site Canal Volvista Cartilha do caminhoneiro. Site Coopadubo Baixe grátis o infográfico Guia de segurança nas estradas:
Call-to-Action
 
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..