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Construção de ponte entre Tocantins e Pará

Por Equipe RC em 01/06/2021 às 16:16
Construção de ponte entre Tocantins e Pará

Previsão do DNIT é finalizar o empreendimento em setembro de 2022

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança com os trabalhos de construção da ponte sobre o rio Araguaia, na BR-153 PA/TO - divisa dos estados do Tocantins e do Pará e que vai interligar as cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA). Atualmente, 25,86% dos serviços foram executados.

Os pilares e travessas seguem rigorosamente o cronograma de execução. O lado do estado do Tocantins está concluído e o lado do Pará aguarda o deslocamento da balsa da Pipes. As vigas pré-moldadas estão sendo armadas com previsão de concretagem no próximo mês.

As equipes da Autarquia atuam na infraestrutura (45% executados), mesoestrutura (39%) e superestrutura (1%). A previsão para o mês de junho é a execução de algumas estacas da infraestrutura e os apoios 11, 19 e 20.

Na mesoestrutura, os trabalhos são a execução de dois pilares e dois apoios (13 e 16). Na superestrutura será feita a protensão de duas vigas.

Demanda antiga da população dos dois estados, o empreendimento da BR-153 PA/TO contará com 1.720 metros de extensão e será a maior ponte do estado do Tocantins.

A ponte está orçada em aproximadamente R$ 157 milhões e a previsão de entrega é em setembro de 2022.

Atualmente, todos os veículos que trafegam pela BR-153 e precisam atravessar de uma margem à outra do rio Araguaia, só podem fazê-lo por meio de balsa, o que representa fator de insegurança para os usuários da rodovia e para a população local.

Importância 

 A BR-153/PA/TO é um importante eixo de ligação entre as Regiões Norte e Sul do Brasil, por permitir a integração multimodal entre a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins-Araguaia. A construção da ponte vai impulsionar o desenvolvimento econômico local, pois facilitará o tráfego de veículos e caminhões, melhorando o escoamento da produção de bens e diminuindo os custos no transporte de cargas.

Fotos: DNIT

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