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Conheça em detalhes como funciona o Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC) dos caminhões DAF

Por Graziela Potenza em 23/09/2021 às 10:18
Conheça em detalhes como funciona o Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC) dos caminhões DAF

Todos sabemos que a perda de estabilidade de um caminhão é muito perigosa e é uma das principais causas de acidentes, sobretudo, quando o assunto é veículos de carga.

A DAF passou a oferecer como opcional o sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), tecnologia responsável por corrigir possíveis perdas de estabilidade do caminhão, evitando acidentes ou o efeito “L” da carreta, mais conhecido como “efeito canivete”.

Segundo Alekson Felicio, gerente de Planejamento de Produtos e Engenharia de Vendas da DAF Caminhões Brasil, em resumo o VSC é um sistema eletrônico de segurança que vai auxiliar o motorista a manter o veículo sempre na pista. “Ele é um sistema complexo por que além do seu próprio software faz também a leitura de vários outros sensores que equipam o veículo, como exemplo o ABS (sigla em inglês para Sistema de Freios Antitravamento) em um tempo bem rápido para fazer a correção no veículo, caso precise.”

Alekson Felicio, gerente de Planejamento de Produtos e Engenharia de Vendas da DAF Caminhões Brasil

Para se ter uma ideia, o sistema tem sensores que analisam a trajetória do veículo e os movimentos do volante. Se identificar alguma situação anormal, pode acionar os freios de cada roda até cortar o torque do motor. Por exemplo, o motorista entra em uma curva em alta velocidade. O controle eletrônico percebe a perda de aderência dos pneus e aciona os freios várias vezes, permitindo que o caminhão contorne a curva. Da mesma forma, em uma situação de pista molhada ou outro indicativo de que o veículo vai derrapar, o sistema reduz a rotação do motor e pode frear as rodas que estão deixando contato com o solo.  

“A ação do Controle Eletrônico de Estabilidade acontece sempre em frações de segundo e o próprio condutor do veículo, muitas vezes, nem se dá conta do processo mesmo que continue pressionando o acelerador”, explica Alekson Felicio.

Só é possível identificar que o sistema está funcionado que a luz com o símbolo do sistema fica piscando no painel, sinalizando para o motorista que o sistema está em operação.

O Controle Eletrônico de Estabilidade consegue identificar se o movimento feito pelo motorista corresponde à direção real em que o veículo está se movendo. Se ele detecta que o condutor vira o volante para o lado contrário ao que o veículo está indo, entra em ação. Ele lê dados enviados por sensores que calculam a velocidade de cada uma das rodas independentemente e o ângulo do volante, bem como a inclinação do veículo e sua aceleração lateral.

O VSC pode ser utilizado em caminhões que atuam em todos os segmentos, no entanto, é ideal para o transporte de produtos perigosos, o de carga líquida ou carga que tenha um centro de gravidade mais alto, como exemplo o de bebidas.

Segundo Alekson Felicio, o VSC evita dois principais comportamento: instabilidade lateral e a instabilidade vertical.  No caso de uma instabilidade lateral pode haver dois tipos comuns de derrapagens como consequência: frontal ou traseira. No primeiro caso, quando o veículo sai de frente, o sistema vai entender o comportamento do motorista e realizar uma leitura precisa do ângulo do volante e da velocidade do veículo, para acionar o freio em uma ou mais rodas, conforme necessário, de forma a retornar o veículo a sua trajetória original. O segundo é chamado efeito canivete (já mencionado acima), no qual o sistema irá dosar uma maior frenagem na carreta antes de distribuir a frenagem no caminhão e assim evitar o efeito.

A instabilidade vertical é para a carga com centro de gravidade mais elevada. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando o motorista faz manobras rápidas demais. Então, ele atua no torque e na frenagem das rodas conforme a necessidade.

Para saber lidar com o VSC e as demais tecnologias, os motoristas, frotistas ou gestores de frotas, passam pela entrega técnica do veículo DAF.  Nela, o condutor recebe treinamento e capacitação para usufruir do melhor desempenho do caminhão DAF.

“Ele é orientado sobre a melhor forma de conduzir e o que esperar do veículo com intuito de tirar o máximo de proveito dele. Geralmente, o cliente visa adaptar a entrega técnica conforme o cronograma do cliente. Temos ainda o Ecodrive Training que orienta cada motorista a ser mais eficiente na direção, proporciona maior rentabilidade na operação logística, aperfeiçoa o conhecimento das ferramentas do caminhão, orienta sobre os cuidados diários e a forma correta de condução, entre outros”, finaliza Alekson Felicio.

 

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