CART vai plantar 25 mil mudas de árvores

0
76
mudar-de-arvores-revista-caminhoneiro

Ação que começa nesta sexta-feira, visa recuperar a mata ciliar do Córrego Confusão, em Rancharia

A Concessionária Auto Raposo Tavares (CART), que administra o Corredor Raposo Tavares, vai plantar cerca de 25 mil mudas de árvores de espécies nativas nas margens do Córrego Confusão, no município de Rancharia. As primeiras 200 mudas serão plantadas nesta sexta-feira (25 de novembro) com a ajuda de 120 alunos do 1.º ano da rede estadual do município e de autoridades em uma área do Assentamento São Pedro.

O plantio integra o projeto “Reviva Confusão”, lançado em 2009 numa parceria da iniciativa privada com o Ministério Público Estadual de Presidente Prudente. O projeto visa a recuperação da mata ciliar do manancial, degradada no decorrer dos anos. A CART, em consonância com o Ministério Público e com a Cetesb, plantará 25 mil mudas de árvores de espécies nativas como forma de reparação pela supressão de árvores necessária para a realização de obras nas rodovias, explica Osnir Giacon, coordenador de meio ambiente da Concessionária.

A previsão é plantar todas as 25 mil mudas até o final deste ano. Para isso, a CART associou-se à empresa Ver te Verde Ambiental, que utilizará técnicas avançadas de plantio e mudas nativas selecionadas, com grande variabilidade genética. A empresa cuidará das mudas de árvores pelo período de dois anos, para garantir a integridade e a conservação da área reflorestada.

“Com isso, ajudaremos na reposição da mata ciliar do Córrego Confusão, que no passado, por desconhecimento da sua vital importância, foi removida para a utilização das terras para a agricultura, como praticamente em todo o Brasil”, ressalta Giacon. Ele ressalta que é importantíssima a participação das crianças no reflorestamento, pois futuramente serão elas as responsáveis pela preservação do meio ambiente.

Além das 120 crianças, para a solenidade de plantio das 200 primeiras mudas são esperadas autoridades como o prefeito de Rancharia, Alberto Cesar Centeio de Araújo, vereadores do município e o vice-presidente da Cetesb, Nélson Bugalho. Ele, que se licenciou do cargo de promotor público ambiental para atuar na Cetesb, há anos luta para o reflorestamento na região.

Será servido café da manhã aos presentes na solenidade de plantio de mudas de árvores. A CART administra o Corredor Raposo Tavares, que é formado pelas rodovias SP-225 (João Baptista Cabral Rennó), SP-327 (Orlando Quagliato) e SP-270 (Raposo Tavares), no total de 444 quilômetros entre Bauru e Presidente Epitácio.

Leave a reply