Caminhoneiros “caem” no samba

0
214

A Escola de Samba Rosas de Ouro teve profissionais do volante como tema principal de seu enredo.

Este ano, a escola de Samba Paulista, Rosas de Ouro, fez uma bonita homenagem aos caminhoneiros. Ela levou para o Sambódromo do Anhembi, SP, um enredo sobre a vida desses profissionais. “Pelas estradas da vida, sonhos e aventuras de um herói brasileiro”, desenvolvido pelo carnavalesco André Machado. A Rosas de Ouro foi a sexta escola a desfilar no Anhembi e todos os seus 2.500 componentes empolgaram o público.

Mestre-sala conduz e apresenta a bandeira da escola de samba durante o seu desfile

Muito emocionada, a presidente da Rosas de Ouro, Angelina Basílio, ressaltou que está no samba há 46 anos e 15 como presidente. “Eu amei esse enredo. O caminhoneiro tem a fé, reza a São Cristóvão, à Virgem Maria e vai à estrada labutar, independente se está fazendo chuva ou sol”, diz Angelina Basílio.

A Escola de Samba Rosas de Ouro entrou na avenida com figurinos que mostraram a vida do caminhoneiro e de sua família. Ao longo de suas jornadas são muitos os desafios diários impostos a eles nas estradas, as tentações e os perigos do caminho. Assim, ele agarra à sua fé e conta com a proteção divina para vencer todos os obstáculos.

Os piratas do asfalto

“Nós carnavalescos dedicamos o ano todo à escola de samba, igualzinho ao caminhoneiro que também abdica de sua família e passa dias longe dela”, diz Angelina. Entre as 23 alas, estavam Itabaiana capital nacional dos caminhões, a pressa e a imprudência, alucinações: caminho da ilusão, os piratas do asfalto, o Brasil do Agronegócio, Imortal na canção do Rei, os socorristas, Pelas estradas do Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste, entre outros.

Ellen Rocche símbolo da escola

Ala especial
No final do desfile, a ala tão esperada composta por mais de 80 caminhoneiros, suas respectivas famílias e Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, seguido pela esposa e filha. “Estamos prestando uma justa homenagem aos caminhoneiros que deixam suas famílias em seus lares, para viverem as aventuras e os perigos das estradas. São eles os responsáveis por praticamente tudo que usamos, vestimos, comemos. Por isso, eles são os ‘heróis’ desse enredo”, declara Angelina Basílio, presidente da escola.

A renovação da parceria é uma das ações relacionadas à cultura, apoiadas pela empresa. “Já estamos juntos há sete anos da Rosas de Ouro. A Mercedes-Benz tem uma história muito longa no Brasil e é normal que queremos estar presente na vida do público brasileiro e participando dessa festa popular brasileira. Este ano é mais especial, ainda, porque o caminhoneiro foi homenageado.

Caminhões nas fantasias

Para nós é motivo de muito orgulho. O caminhoneiro é o nosso herói da estrada e precisa ser valorizado e reconhecido. Estamos muito contentes com a renovação com a Rosas de Ouro, uma das mais respeitadas escolas de samba de São Paulo”, diz Philipp Schiemer.

“Se tem caminhoneiro, a Mercedes-Benz está presente, afinal temos nos aproximado cada vez mais dos motoristas, a fim de conhecer suas realidades e expectativas e, principalmente, atender suas demandas”, diz Philipp Schiemer. “Quando isso acontece num momento de lazer, descontração e alegria, como no Carnaval, o significado é ainda mais especial. Por isso, é uma satisfação para a empresa estar ao lado da Rosas de Ouro nessa homenagem mais do que merecida aos caminhoneiros”, completa.

Philipp Schiemer, presidente da MBB, com esposa e filha e Angelina Basílio, presidente da Rosas

“A Mercedes-Benz não poderia deixar de estar ao lado da Rosas de Ouro nesse Carnaval, uma vez que a escola de samba prestou uma homenagem emocionante aos caminhoneiros de todo o Brasil. Nós temos um link muito forte com os profissionais da estrada, que são responsáveis por movimentar as cargas e as riquezas desse País. E quando eles são reconhecidos em uma das festas mais tradicionais do Brasil, isso nos deixa ainda mais motivados para estarmos onde eles estão, principalmente em momentos de lazer e descontração. Nós prestamos homenagem aos motoristas, desfilamos com eles e junto com a Rosas de Ouro, contamos os seus desafios na passarela do samba. Foi muito emocionante”, afirma Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação da Mercedes-Benz do Brasil.

Muita empolgação dos componentes

Show da Sula Miranda

Para prestar uma homenagem aos caminhoneiros, a Rosas de Ouro contou com a presença da cantora Sula Miranda no seu último dia de ensaio. Sula promoveu um show especial relembrando muitos sucessos da música sertaneja. “Tinha que estar aqui, o caminhoneiro que roda todo o Brasil é muito importante à economia do País. Sem ele não comemos, não se vestimos, enfim não fazemos nada. Parabéns à escola Rosas de Ouro pela escolha desse tema. O caminhoneiro faz parte da minha história de vida”, lembra a Rainha dos Caminhoneiros.

Na temporada de Carnaval de 2018, o TruckPad, aplicativo que conecta o caminhoneiro à carga, também apoiou a escola de samba Sociedade Rosas de Ouro. O TruckPad foi a plataforma de relacionamento entre a agremiação com a comunidade de motoristas de caminhões nas estradas.

Otávio Bellani, Mariana Melchior, Ebru Semizer (MB) Jimy (revista Caminhoneiro) e Thiago Marine (MB)

“O merecido tributo que a Rosas de Ouro fez aos estradeiros contou com o nosso apoio, já que temos a expertise logística desta comunidade e um canal de comunicação direto com as estradas”, comenta Carlos Mira, CEO da TruckPad.
A revista Caminhoneiro também participou dessa parceria e selecionou 70 caminhoneiros de todo Brasil que tiveram suas fotos estampadas nas fantasias da ala das baianas “Prece de Mãe”.

Membros da bateria da Sociedade Rosas de Ouro estavam vestidos de polícia rodoviária

Apesar da Escola de Samba Rosas de Ouro não ter recebido o título de Campeã do Carnaval Paulista 2018, com certeza, os caminhoneiros guardarão para sempre, em seus corações, essa bonita homenagem. Viva a gloriosa Rosas de Ouro!

Leave a reply