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Caminhões blindados da Scania

Por Revista Caminhoneiro em 18/08/2016 às 14:37
Caminhões blindados da Scania

O Grupo Esquadra, empresa especializada em segurança (patrimonial, segurança eletrônica, escolta armada, segurança pessoal e transporte de valores) anunciou a compra de três caminhões blindados da Scania, os primeiros semipesados 8x2 da marca para este segmento. A Esquadra adquiriu os veículos que irão se juntar à frota de carros-fortes especializados em transporte de alto valor agregado. Com mais esses novos caminhões, a Esquadra aumenta para 60 sua frota destinada a esse tipo de transporte.  A Casa Scania Codema foi a responsável pela negociação, e a MIB Blindados fez a blindagem, a carroceria e a cabine dos modelos. Os produtos Scania escolhidos pela Esquadra têm cabine e baú blindados, cabine com quatro lugares, blindagem nível três, fechaduras eletrônicas em todas as portas, duplo sistema de rastreamento, divisores internos de cargas, plataforma traseira elevatória, porta com sistema de travamento interno e externo. Todos os veículos são blindados, com tecnologia embarcada de segurança avançada com GPS, sistema de videomonitoramento, botão de pânico, fechadura randômica, sensores de portas e sirenes. A nova frota tem capacidade técnica para transportar 14.000 kg, com volume de 44 metros cúbicos. “Ao adquirir caminhões da Scania, a Esquadra vem confirmar sua capacidade para competir neste segmento de transporte de cargas de alto valor. Nossos clientes ficarão ainda mais satisfeitos”, comenta Júlio Marra, diretor Operacional do Grupo Esquadra. As três unidades escolhidas pela Esquadra foram os modelos Scania P 250 8x2. “A venda dos primeiros semipesados 8x2 ao mercado de blindados significa muito para nós. A Esquadra reconheceu todas as vantagens desta configuração de rodas que foi pioneira da Scania na categoria dos semipesados. Fazer uma parceria com uma empresa do tamanho da Esquadra também é motivo de satisfação ”, diz Wagner Tillmann, gerente de vendas de semipesados da Scania no Brasil. “A Scania estreou no mercado de blindados no fim de 2015, e em menos de um ano vem colhendo ótimos frutos.” “Os diferenciais determinantes para a escolha da Esquadra pela linha semipesada da Scania foram a velocidade média mais alta da categoria e a superior capacidade técnica dos eixos, que permite o trabalho constante dentro da lei da balança gerando maior durabilidade dos componentes”, explica Celso Mendonça, gerente de desenvolvimento de negócios da Scania no Brasil. Semipesado-8x2-blindado_Scania-e-Esquadra_2 A engenharia da Scania fez um estudo completo de projeto para adequar os caminhões à demanda da Esquadra. Graças a filosofia da Scania de trabalhar com a produção em sistema modular global é possível encontrar a melhor solução, ou seja, buscar sempre algo diferente para aumentar a rentabilidade e a disponibilidade da frota do cliente. Para a Esquadra foi disponibilizado um grande leque de configurações e opcionais para entregar o produto ideal e customizado. A necessidade da Esquadra exigia um caminhão com quatro eixos, sendo dois direcionais para viabilizar uma carroçaria de aproximadamente 8,10 m de comprimento, suficiente para acomodar 14 paletes em três compartimentos distintos. Os eixos deveriam ter capacidade suficiente para suportar uma carga líquida total de 12.000 kg, de itens de alto valor agregado, para atender a lei da balança (ter um peso bruto total legal de 29.000 kg). “Um caminhão nesse tipo de trabalho não pode quebrar. Para rodar com o peso dessa cabine blindada são necessários chassis de maior robustez, uma característica consagrada da Scania. A marca impressionou o cliente com as capacidades dos eixos dianteiros e traseiros”, salienta Mendonça. A cabine original foi retirada para a instalação de outra já blindada, que preservou ao máximo as características Scania. A nova cabine recebeu aberturas no assoalho, para proporcionar a manutenção do trem de força, e também recebeu um degrau de acesso traseiro. O que também chamou a atenção da empresa foi a suspensão a ar traseira de série (única do segmento), que facilita o carregamento e o descarregamento, pois oferece quatro módulos de altura para ajuste a diversos tipos de embarque. Desde quando iniciou suas operações em transporte de valores, a Esquadra realizou operações na região Sudeste com sinistralidade zero, o que corresponde a mais de R$ 300 milhões em cargas de alto valor transportadas no período, sem nenhuma ocorrência de sinistro. No segmento de transporte de valores, a Esquadra obteve um crescimento de 30% no número de clientes desde quando iniciou suas operações. Dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística indicam que o Brasil chega a perder por ano cerca de R$ 1 bilhão com o roubo de cargas. Somente em 2014, foram registrados 17,5 mil roubos, número 42% maior do que em 2010 (12,3 mil).  E segundo a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Minas Gerais (Fetcemg) a ação de quadrilhas especializadas em roubo de cargas no estado causou, em 2015, prejuízo de R$ 212 milhões.

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