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Área de escape e zona livre: saiba como funcionam os dispositivos que salvam vidas

Por Equipe RC em 13/11/2021 às 03:25
Área de escape e zona livre: saiba como funcionam os dispositivos que salvam vidas

A zona livre e a área de escape são fundamentais em uma rodovia para aumentar a segurança de quem está transitando nela. “É importante disponibilizar, ao longo da rodovia, uma faixa de terreno livre de elementos fixos e que possa ser atravessada com segurança por veículos desgovernados. Essa área livre de obstáculos é referenciada na literatura internacional como clear zone e no Brasil é conhecida como zona livre”, informa o estudo Transporte em Foco, da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Ela permite que o condutor, após uma eventual saída da pista de rolamento, possa recuperar o controle do veículo em segurança. Esse conceito foi introduzido pelo Yellow Book, em 1974. Na época, a largura da zona livre dependia da velocidade da via e era maior em locais onde era mais provável que os veículos deixassem o trecho trafegável da rodovia. Desde a sua utilização original nos Estados Unidos, o conceito tem sido considerado nos projetos de rodovias também em outros países.

Atualmente, no Brasil, o cálculo da largura da zona livre é realizado de acordo com as especificações da NBR 15486. Nessa norma, a largura da zona livre é obtida em função da velocidade de projeto, do Volume Diário Médio (VDM) e da declividade lateral da pista. Em pistas simples, o VDM total utilizado é referente aos dois sentidos. Já em pistas duplas, utiliza-se apenas o VDM da pista no sentido do tráfego em análise e, em marginais segregadas, deve-se considerar o VDM para cada pista. Além disso, para calcular a zona livre na parte externa de curvas, a largura calculada pode ser ajustada de acordo com fatores de correção, em função da velocidade e do raio da curva. A existência de uma zona livre influencia diretamente na implantação de dispositivos de contenção viária. Se sua largura for adequada, podendo ser atravessada com segurança, sem obstáculos fixos, não há necessidade de utilização de dispositivos de contenção. Assim, além de aumentar o nível de segurança para os usuários da via, há também economia de recursos quanto à implantação e manutenção desses dispositivos.

Áreas de escape

Ainda dentro do conceito de zona livre, outro equipamento que tem grande influência na segurança viária são as áreas de escape. Esse tipo de área é composto por uma via lateral adicional que sai da rodovia, com geralmente 100 metros de comprimento, 5 metros de largura e 1 metro de profundidade. Construído principalmente em declives, tem o objetivo de conter caminhões e ônibus em grande velocidade incapazes de parar – devido a avarias mecânicas ou condições ambientais adversas. Essa via é composta por misturas de terra, argila expandida e brita, além de possuir uma leve inclinação (aclive) para auxiliar ainda mais na redução da velocidade do veículo. Ao acessar a área de escape, o veículo para quase que imediatamente, evitando possíveis acidentes. No Brasil, a primeira área de escape foi construída em 2001, pela concessionária Ecovias dos Imigrantes, na Via Anchieta (SP150), no município de São Bernardo do Campo.

Exemplo de salvar vidas

Em dez anos de operação, 275 entradas com 398 vidas. Esse é o balanço positivo de uso da Área de Escape do km 671,7 da BR-376/PR construída pela Arteris Litoral Sul e inaugurada em 13 de agosto de 2011.

Na época, o projeto tinha exatamente este objetivo – de servir de refúgio para veículos com problemas mecânicos na descida da Serra da BR-376/PR, em Guaratuba. A intenção foi utilizar a mesma tecnologia de pistas de automobilismo para criar a área de escape na rodovia.

Com 240 metros de extensão e 8,5 metros de largura, o dispositivo se mostrou eficiente logo no primeiro mês de operação – quando registrou três entradas de veículos pesados. Dali em diante, foram diversas utilizações que reforçaram a importância dessa estrutura.

Da mesma forma as demais concessionárias possuem nas suas rodovias zonas livres e áreas de escape para salvas vidas, evitando acidentes.

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