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ANTT firma parceria para projeto de pesagem em movimento

Por Equipe RC em 29/06/2023 às 07:38
ANTT firma parceria para projeto de pesagem em movimento

Um novo marco na indústria de transporte terrestre está prestes a ser alcançado. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou a assinatura de um acordo inovador para implementar um sistema de pesagem em movimento de alta velocidade, conhecido como HS-WIM Pleno, nas rodovias BR-364/365/GO/MG. Essa parceria entre a ANTT e a concessionária Ecovias do Cerrado promete trazer uma solução automatizada e totalmente avançada para a pesagem de veículos nessas importantes rotas.

A cerimônia de assinatura marcou o início de um projeto piloto audacioso que substituirá os tradicionais postos de pesagem por um sistema de pesagem em movimento de alta velocidade durante os próximos dois anos. A implementação desse projeto revolucionário foi possível graças à autorização de um aditivo que permitiu as alterações necessárias no contrato e no Programa de Exploração da Rodovia (PER). A expectativa é que o HS-WIM Pleno seja o primeiro serviço de pesagem totalmente automatizado a operar no Brasil, abrindo caminho para futuras implementações em outras regiões e rodovias concedidas.

Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT, expressou sua confiança no sucesso desse projeto pioneiro: "Estamos muito confiantes na implementação desse projeto piloto. Esse será o primeiro serviço de pesagem totalmente automatizado que teremos funcionando no Brasil e que brevemente poderá ser implementado em outras regiões e rodovias concedidas".

A colaboração entre a ANTT e a Ecovias do Cerrado foi fundamental para tornar esse avanço possível. Alberto Lodi, diretor de concessões rodoviárias da Ecovias, destacou a importância dessa parceria: "Por meio do laboratório de projetos inovadores da ANTT, estamos tendo a oportunidade de aplicar novas ideias e tecnologias para proporcionar a melhoria dos serviços para os usuários. Esse é o nosso papel!".

O Sandbox Regulatório, iniciativa da ANTT, está desempenhando um papel crucial no desenvolvimento e teste de tecnologias e modelos operacionais mais modernos e eficientes. Esse projeto específico do HS-WIM Pleno tem como foco a segurança viária, a automação dos processos, o conforto dos usuários e a fluidez do tráfego, entre outros aspectos.

O sistema HS-WIM Pleno se destaca por sua capacidade de medir e autuar veículos que excedam os limites de peso permitidos. Certificado pelo InMetro, esse sistema permitirá a pesagem precisa do peso bruto total e por eixos na velocidade permitida na rodovia. Em contraste, o sistema HS-WIM seletivo realiza a pesagem em duas fases, exigindo uma segunda medição em uma balança de precisão caso haja detecção de excesso de peso durante a passagem inicial.

Claude Soares de Araújo, gerente de Regulação do Transporte Rodoviário de Cargas, enfatizou os desafios que serão enfrentados nos próximos dois anos para implementar esse projeto em conjunto com a concessionária, o InMetro e a Secretaria Nacional de Trânsito- Senatran: "Esse projeto envolve muitas áreas da ANTT e tem grande potencial, pois provoca mudanças significativas para a evolução dos processos da Agência enquanto fiscalização e regulação".

Foto: divulgação/ Guia do TRC

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