Afiados do Oeste Baiano

0
59

Em meio a um pátio repleto de bitrens e caminhoneiros eufóricos, dois paranaenses e um paulista comemoram a classificação em Luís Eduardo Magalhães, BA.

Uma das cidades mais prósperas da região do Vale do Rio São Francisco, onde o agronegócio movimenta as rodovias sem descanso, Luís Eduardo Magalhães se rendeu à adrenalina que tem empolgado caminhoneiros há mais de 20 anos.

A cidade sediou, com maestria, a quarta etapa da 23ª Gincana do Caminhoneiro, evento promovido pela revista Caminhoneiro, com patrocínio da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e apoio da Cummins Brasil, por intermédio da unidade de negócios Fleetguard.

Durante os dias 12, 13 e 14 de agosto, mais de quinhentos caminhoneiros puderam testar suas habilidades no volante ao ziguezaguear entre cones no comando de um VW Constellation 19.230 e brigar por três vagas classificatórias para participar da grande final do evento, que dará, nada mais, nada menos, que um caminhão VW Constellation 24.250 zerinho ao campeão.

O cenário da disputa foi o Posto Imperador, no km 211 da BR-020, que pode testemunhar a conquista de dois paranaenses e um paulista ? Ivaldo Fernandes Lima Oliveira, de Araucária, PR, Manoel Pedro Santana, de Gália, SP, e Célio André Soczek, de Araucária, PR ? que foram os classificados na quarta etapa da 23ª Gincana do Caminhoneiro.

Entre um ziguezague e outro, uma programação especial foi oferecida aos visitantes, com palestras informativas, permitindo que o caminhoneiro recicle seus conhecimentos. A preocupação em integrá-los às novas normas de emissão que entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2012 fez com que a Fleetguard, expert em sistemas de filtragem, desenvolvesse uma palestra especial sobre a tecnologia Euro V (equivalente ao Proconve P7), para que todos estejam familiarizados e preparados para a legislação. Essa preocupação foi compartilhada pela MAN Latin America que contratou o engenheiro João Roberto Valdívia, expert em transporte rodoviário de carga, para falar de assuntos relacionados ao dia a dia do transportador.

Emoção redobrada
O resultado da quarta etapa foi divulgado no final do domingo, 14 de agosto, data em que foi comemorado o Dia dos Pais, o que colaborou para deixar as emoções ainda mais a flor da pele. ?Foi o meu presente?, disse Ivaldo Fernandes. Célio atribuiu a sua conquista ao seu pai, Antonio, falecido no ano passado. ?Ele olhou por mim?, confessou.

E emoção mesmo sentiu Manoel Pedro: ?fui o último a fazer a prova e por isso eu estava muito agitado?. Como se diz em jogos de futebol, ele mudou o quadro da classificação ?aos 45 minutos do segundo tempo?, ficando como segundo colocado na etapa.

Para conquistar ?um lugar ao sol?, caminhoneiros que foram a Luís Eduardo Magalhães precisaram atingir o tempo pré-classificatório de 21 segundos e 500 milésimos driblando os cones. Atingida a meta, o ?pré-classificado? partiu para uma segunda volta, com um grau maior de dificuldade. Com a ajuda de uma foto-célula, uma dupla de cronometristas revelou os vencedores.

Eles estarão reunidos no dia 20 de novembro, em Uberlândia, MG, no Posto Parada Bonita, onde será realizada a grande final da 23ª Gincana do Caminhoneiro, quando os 18 classificados nas seis etapas, ao longo do ano, disputarão quem levará para a casa o cobiçado prêmio: um caminhão VW Constellation 24.250 oferecido ao grande campeão. O segundo e o terceiro colocados ganham um notebook, respectivamente. Vale lembrar que ainda restam duas etapas da 23ª Gincana do Caminhoneiro.

Deixe o seu contato abaixo e receba todas as novidades da Revista Caminhoneiro!


Leave a reply

Mais notícias