Ação de prevenção de drogas na estrada

0
329

Maxilabor em ação

 

O Maxilabor Diagnósticos, em parceria com a CET-Santos e o Porto de Santos, realizará durante o mês de Maio uma campanha educativa denominada Trânsito Livre de Drogas #euapoio, com o objetivo de conscientizar motoristas sobre o elevado número de acidentes com mortes e feridos graves em decorrência ao uso de drogas e álcool antes de dirigir.

 

Durante a campanha no Porto, guardas portuários terão a missão de parar os veículos para que a equipe do Maxilabor, especialmente treinada, aborde os motoristas. Já na cidade, em locais previamente divulgados, o projeto contará com o apoio da Polícia Militar.

 

A ação se dará da seguinte forma: após a abordagem dos veículos as equipes do Maxilabor irão distribuir material informativo sobre drogas, álcool e seus efeitos aos motoristas e propor que realizem o teste rápido de drogas, totalmente voluntário e anônimo, por meio da coleta de saliva. Os que aceitarem receberão uma camiseta com o logo da campanha e o resultado desta coleta servirá de subsídio às autoridades de trânsito no tocante à regulamentação do exame toxicológico para blitze realizadas em áreas urbanas e também nas estradas.

 

O referido teste, KIT PRESTO SALIVA SEM ÁLCOOL, é rápido, não invasivo e capaz de identificar a exposição ou ingestão de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas em curto espaço de tempo. A coleta, totalmente assistida pela equipe do Maxilabor, pressupõe que o motorista mastigue, por um minuto aproximadamente, um chumaço de poliéster. Na sequência, a saliva coletada é inserida no tubo com um líquido reagente e depois no equipamento, lacrando-o totalmente e tornando-o inviolável.

 

O KIT PRESTO SALIVA SEM ÁLCOOL é um equipamento desenvolvido pelos profissionais do Maxilabor, sob a supervisão do Prof. Dr. Anthony Wong, diretor médico-científico do laboratório, que utilizou tecnologia nacional em um equipamento capaz de detectar até 4 grupos de substâncias como: cocaína e derivados, anfetaminas, metanfetamina e opioides, entre outros, em cerca de 10 minutos. Registrado e aprovado pela ANVISA é altamente indicado no pós-acidente, em blitze, entre outros.

 

Dando continuidade às ações do Maio Amarelo, o Prof. Dr. Anthony Wong ministrará a palestra Drogas mais usadas entre condutores e métodos eficazes de detecção, no dia 24, nas dependência da CODESP.

 

 

SERVIÇO

O QUE: CAMPANHA TRÂNSITO LIVRE DE DROGAS #euapoio

 QUANDO E ONDE:

2 de maio – Entrada da Avenida Augusto Barata (pista sentido São Paulo-Centro de Santos)

 

4 de maio – Avenida Sérgio da Costa Matte, antiga Avenida Perimetral (pista sentido Ponta da Praia – Centro), na altura da Rua Luiza Macuco

 

3 de maio – Bolsão de estacionamento do emissário submarino

 

7 de maio – Avenida Rangel Pestana, 184 (baia em frente à Arena Santos)

 

HORÁRIO: Das 8h às 18h

 

APOIADORES: Porto de Santos, Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, CET-Santos, Prefeitura de Santos, Revista Caminhoneiro, Rádio Capital e Trucão Comunicações.

 

Leave a reply