6 dicas para driblar o calor dos caminhoneiros na estrada

0
82
caminhoneiros-na-estrada

O calor intenso está afetando todo o Brasil e provocando sensações térmicas muito altas. O Rio de Janeiro, por exemplo, está enfrentando o mês de janeiro mais quente nos últimos 100 anos. Agora imagine só como essa situação se reflete nos caminhoneiros na estrada.

As temperaturas dentro das cabines são ainda mais quentes e podem até mesmo prejudicar a saúde desses motoristas. Por isso, é de extrema importância implementar no dia a dia alguns hábitos que podem fazer toda a diferença para o caminhoneiro ter um frete mais tranquilo e prazeroso.

Por passarem muitas horas fechados dentro da cabine de um caminhão, os motoristas são expostos ao sol e outros fatores que podem, no futuro, propiciar doenças de pele ou em outras regiões.

Pensando em tudo isso, confira abaixo sete dicas para te ajudar na estrada. Elas vão desde atitudes mais simples até ações mais complexas, mas que podem trazer ótimos benefícios. Confira:

1. Uso de óculos de sol

Você sabia que a exposição dos olhos ao sol pode ser prejudicial e causar uma série de problemas? A falta dos óculos pode, por exemplo, ocasionar cataratas, danos à córnea, fadiga ocular, secura dos olhos, conjuntivite e até queimaduras.

Sendo assim, o uso de um óculos de sol adequado pode fazer uma diferença muito grande. Além disso, outros acessórios, como o boné, também podem ser bons aliados na proteção contra o sol.

2. Invista no protetor solar durante a vida na estrada

A vida na estrada pode ser muito cansativa, já que é comum que os caminhoneiros passem muitas horas com as mãos no volante e enfrentem altas temperaturas em sua rotina.

Por essa razão, é necessário sempre viajar com o protetor solar. Lembre-se que a exposição ao sol pode ser muito prejudicial e perigosa para qualquer pele e, principalmente, para as mais claras.

3. Um ventilador portátil pode ser uma ótima opção

Com o calor intenso, surgem no mercado diversas opções de pequenos ventiladores, idealizados especialmente para carros e caminhões. Essas peças costumam ter um custo-benefício positivo e podem ajudar no combate ao calor e à alta sensação térmica.

Apesar disso, lembre-se sempre de prezar pela segurança. Isso é, tire todas as suas dúvidas e jamais compre produtos que podem causar incêndios ou qualquer outro risco a você e, em alguns casos, ao seus passageiros.

4. A manutenção dos veículos deve ser prioridade para os caminhoneiros no verão

Pesquisas já comprovaram que o calor pode danificar as peças dos veículos com mais facilidade. Por isso, os caminhoneiros no verão devem se atentar para a parte mecânica do “pesadão”, assim, manutenções preventivas se tornam ainda mais importante.

5. Uma boa hidratação é muito importante

Durante o verão, é essencial realizar uma boa hidratação, pois a falta de água pode causar diversos problemas, como tonturas, enjoos e outras condições. Nesse contexto, vale a pena investir em garrafas de água para tomar ao longo do dia.

Alguns caminhoneiros compram até mesmo pequenas geladeiras e frigobares para manter as garrafinhas geladas e proporcionar uma boa hidratação.

6. Uma alimentação correta pode melhorar a qualidade de vida do caminhoneiro

Uma boa alimentação pode melhorar — e muito — a vida de qualquer um. Vale ressaltar que uma dieta equilibrada deve proporcionar uma melhor qualidade de vida ao caminhoneiro, não só na estrada, mas também em sua rotina diária.

Na estrada e, para enfrentar altas sensações térmicas, os nutricionistas costumam recomendar alimentos leves. Assim, devemos explicar que uma dieta não significa necessariamente comer pouco ou evitar comidas gostosas, mas sim adaptar a alimentação para uma rotina mais saudável e correta.

Com essas dicas, quaisquer caminhoneiros na estrada podem enfrentar as altas temperaturas do verão e problemas decorrentes do sol. Gostou do post ou quer saber sobre algum outro assunto? Comente em nossas redes sociais!

Leave a reply